00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Crisógono Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2691665784058328pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, André Maurício Conceição de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8271359471221639pt_BR
dc.contributor.referee2Lyra, Marcelo Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0907001903528428pt_BR
dc.creatorLeão Neto, José Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7630576321955496pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-28T17:19:17Z-
dc.date.available2019-01-31-
dc.date.available2019-03-28T17:19:17Z-
dc.date.issued2011-02-18-
dc.identifier.citationLEÃO NETO, José Pereira. Coexistência de fases induzida por um mecanismo de direção defensiva em um modelo de autômato celular para fluxo de tráfego. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada) – Instituto de Física, Programa de Pós Graduação em Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4739-
dc.description.abstractTraffic flow modeling is an elusive example for the emergence of complexity in dynamical systems of interacting objects. In this work, we introduce an extension of the Nagel-Schreckenberg (NaSch) model of vehicle traffic flow that takes into account a defensive driver’s reaction. Such mechanism acts as an additional nearest-neighbor coupling that can trigger avalanches. The defensive reaction dynamical rule consists in reducing the drivers velocity in response to deceleration of the vehicle immediately in front of it whenever the distance is smaller than a security minimum. This new mechanism, when associated to the random deceleration rule due to fluctuations, considerably reduces the mean velocity adjusting the distance between the vehicles. It also produces the emergence of bottlenecks along the road on which the velocity is much lower than the road mean velocity. Besides the two standard phases of the NaSch model corresponding to the free flow and jammed flow, the present model also exhibits an intermediate phase on which these two phases coexists, as it indeed occurs in real traffics. For small values of the density, the jammed phase displays some characteristics of synchronized flow. These finding as consistent with empirical results as well as with the general three-phases traffic theory.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutômato celularpt_BR
dc.subjectModelo computacionalpt_BR
dc.subjectFluxo de tráfegopt_BR
dc.subjectCellular automatonpt_BR
dc.subjectTraffic flowpt_BR
dc.subjectComputational modelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleCoexistência de fases induzida por um mecanismo de direção defensiva em um modelo de autômato celular para fluxo de tráfegopt_BR
dc.title.alternativePhase coexistence induced by a mechanism defensive driving in a cellular traffic flow modelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho propomos um novo modelo de tráfego, com base no modelo Nagel- Schreckenberg (NaSch), que leva em conta a reação dos condutores numa situação de prevenção no tráfego. Introduzimos uma nova regra que simula o mecanismo de direção defensiva que consiste em diminuir a velocidade dependendo da separação entre os veículos quando o veículo a sua frente freia no tempo anterior. Esse novo mecanismo, quando associado à regra randômica, reduz a velocidade dos carros ajustando suas distâncias e é responsável pelo surgimento de pontos de estrangulamento ao longo da estrada na qual os veículos se movem com velocidade média bem pequena. Além das duas fases do modelo NaSch observamos coexistência das fases de fluxo livre e congestionada, comumente observado num tráfego real. Para valores pequenos da densidade a fase congestionada apresenta características típicas do fluxo sincronizado no qual a parte a jusante do aglomerado de carros se mantém fixo em determinados pontos da estrada, peculiar de um gargalo (estrangulamento). Esses resultados são consistentes com os resultados empíricos observados na teoria de tráfego das três fases.pt_BR
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