00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9788
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A formação do professor de história e o estágio supervisionado obrigatório: possibilidades de ensino e de pesquisa
Autor(es): Oliveira, José Victor César Batista de
Primeiro Orientador: Bezerra, Antonio Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Rodrigo José da
metadata.dc.contributor.referee2: Baumgarten, Lidia
Resumo: O presente trabalho tem como proposta trazer à luz as experiências teóricas e práticas desenvolvidas ao longo dos estágios supervisionados obrigatórios: I, II, III e IV do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas. No que se refere ao pressuposto teórico e metodológico deste trabalho, utilizarei como documentos de análises, os registros de campo apresentados em relatórios de estágios, retomando análises e reflexões acerca das experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas nas escolas-campo: escola estadual Ypê Roxo e escola estadual Flor do Campo alocadas na cidade de Maceió-AL. Para tanto, as bases teóricas desse trabalho são: CAIMI (2015), BITTENCOURT (2018), AZEVEDO (2017), no sentido de melhor compreender as interfaces pedagógicas das vivências do estágio em sala de aula enquanto instrumento não só de ensino, mas também de aprendizagem e de pesquisa.
Abstract: This work aims to bring to light the theoretical and practical experiences developed during the mandatory supervised internships: I, II, III and IV of the Licentiate Degree in History at the Federal University of Alagoas. With regard to the theoretical and methodological assumption of this work, I will use as analysis documents the field records presented in internship reports, resuming analyzes and reflections on the teaching and learning experiences developed in field schools: Ypê Roxo state school and school State Flor do Campo allocated in the city of Maceió-AL. Therefore, the theoretical bases of this work are: CAIMI (2015), BITTENCOURT (2018), AZEVEDO (2017), in order to better understand the pedagogical interfaces of internship experiences in the classroom as an instrument not only for teaching, but also learning and research.
Palavras-chave: Ensino de História
Educação pública
Estágio supervisionado
History teaching
Public education
Supervised
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: OLIVEIRA, José Victor César Batista de. A formação do professor de história e o estágio supervisionado obrigatório: possibilidades de ensino e de pesquisa. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9788
Data do documento: 28-jan-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.