Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9788
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação do professor de história e o estágio supervisionado obrigatório: possibilidades de ensino e de pesquisa |
Autor(es): | Oliveira, José Victor César Batista de |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Antonio Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Rodrigo José da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Baumgarten, Lidia |
Resumo: | O presente trabalho tem como proposta trazer à luz as experiências teóricas e práticas desenvolvidas ao longo dos estágios supervisionados obrigatórios: I, II, III e IV do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas. No que se refere ao pressuposto teórico e metodológico deste trabalho, utilizarei como documentos de análises, os registros de campo apresentados em relatórios de estágios, retomando análises e reflexões acerca das experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas nas escolas-campo: escola estadual Ypê Roxo e escola estadual Flor do Campo alocadas na cidade de Maceió-AL. Para tanto, as bases teóricas desse trabalho são: CAIMI (2015), BITTENCOURT (2018), AZEVEDO (2017), no sentido de melhor compreender as interfaces pedagógicas das vivências do estágio em sala de aula enquanto instrumento não só de ensino, mas também de aprendizagem e de pesquisa. |
Abstract: | This work aims to bring to light the theoretical and practical experiences developed during the mandatory supervised internships: I, II, III and IV of the Licentiate Degree in History at the Federal University of Alagoas. With regard to the theoretical and methodological assumption of this work, I will use as analysis documents the field records presented in internship reports, resuming analyzes and reflections on the teaching and learning experiences developed in field schools: Ypê Roxo state school and school State Flor do Campo allocated in the city of Maceió-AL. Therefore, the theoretical bases of this work are: CAIMI (2015), BITTENCOURT (2018), AZEVEDO (2017), in order to better understand the pedagogical interfaces of internship experiences in the classroom as an instrument not only for teaching, but also learning and research. |
Palavras-chave: | Ensino de História Educação pública Estágio supervisionado History teaching Public education Supervised |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | OLIVEIRA, José Victor César Batista de. A formação do professor de história e o estágio supervisionado obrigatório: possibilidades de ensino e de pesquisa. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9788 |
Data do documento: | 28-jan-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formação do professor de história e o estágio supervisionado obrigatório - possibilidades de ensino e de pesquisa.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.