00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Antonio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534474333315783pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Rodrigo José da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0359304098359419pt_BR
dc.contributor.referee2Baumgarten, Lidia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312808913197579pt_BR
dc.creatorOliveira, José Victor César Batista de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520768747628627pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-31T18:11:11Z-
dc.date.available2022-09-08-
dc.date.available2022-10-31T18:11:11Z-
dc.date.issued2022-01-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Victor César Batista de. A formação do professor de história e o estágio supervisionado obrigatório: possibilidades de ensino e de pesquisa. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9788-
dc.description.abstractThis work aims to bring to light the theoretical and practical experiences developed during the mandatory supervised internships: I, II, III and IV of the Licentiate Degree in History at the Federal University of Alagoas. With regard to the theoretical and methodological assumption of this work, I will use as analysis documents the field records presented in internship reports, resuming analyzes and reflections on the teaching and learning experiences developed in field schools: Ypê Roxo state school and school State Flor do Campo allocated in the city of Maceió-AL. Therefore, the theoretical bases of this work are: CAIMI (2015), BITTENCOURT (2018), AZEVEDO (2017), in order to better understand the pedagogical interfaces of internship experiences in the classroom as an instrument not only for teaching, but also learning and research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.subjectSupervisedpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA formação do professor de história e o estágio supervisionado obrigatório: possibilidades de ensino e de pesquisapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como proposta trazer à luz as experiências teóricas e práticas desenvolvidas ao longo dos estágios supervisionados obrigatórios: I, II, III e IV do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas. No que se refere ao pressuposto teórico e metodológico deste trabalho, utilizarei como documentos de análises, os registros de campo apresentados em relatórios de estágios, retomando análises e reflexões acerca das experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas nas escolas-campo: escola estadual Ypê Roxo e escola estadual Flor do Campo alocadas na cidade de Maceió-AL. Para tanto, as bases teóricas desse trabalho são: CAIMI (2015), BITTENCOURT (2018), AZEVEDO (2017), no sentido de melhor compreender as interfaces pedagógicas das vivências do estágio em sala de aula enquanto instrumento não só de ensino, mas também de aprendizagem e de pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.