00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9787
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições da residência pedagógica na formação do professor de educação física: relato de experiência
Autor(es): Melo Junior, José Robson Romão de
Primeiro Orientador: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Argenaz de Oliveira
Resumo: O objetivo do presente estudo foi registrar a experiência do residente no âmbito da área da Educação Física (EF) na edição 2018-2020 do Programa Residência Pedagógica (RP). A pesquisa foi de caráter descritivo e de abordagem qualitativa. A descrição da experiência foi organizada metodologicamente em quatro etapas: a primeira, descreveu a estruturação do Programa RP; a segunda apresentou o percurso metodológico do residente do Programa RP; a terceira descreveu os resultados e realizou uma articulação discusiva com as bases teóricas utilizadas na RP e a quarta e última etapa descritiva foram apresentadas as considerações finais da experiência. Os resultado demonstraram que a experiência da RP permitiu a ampliação da formação do professor de Educação Física. O destaque foi dado a regência, enquanto elemento que transversaliza todas as ações da experiência do residente na escola-campo da educação básica. Assim como, também foi destaque a análise documental dos relatórios, parciais e final, produzidos no curso da RP. A releitura dos documentos, possibilitou a observação mais detalhada da estruturação e operacionalização de cada uma das quatro etapas de trabalho projetadas no Projeto Institucional da RP e dialogada no âmbito real da Escola-campo na direção da articulação legítima do planejamento com as reais demandas de aprendizagem dos educandos. De forma conclusiva, pode-se identificar que descrever a experiência na sua totalidade, realizar a releitura dos relatórios e dialogar com o texto acadêmico denominado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi uma experiência de amadurecimento do licenciado em Educação Física e uma rica atuação no cenário de possibilidades e barreiras que a educação básica oferece e que o professor precisa apresentar desde a sua formação identificar quais são os saberes necessários a prática pedagógica.
Abstract: The purpose of this study was to record the resident's experience in the field of Physical Education (PE) in the 2018-2020 edition of the Pedagogical Residence Program (RP). The research was descriptive and of a qualitative approach. The description of the experience was organized methodologically in four stages: the first, described the structuring of the PR Program; the second presented the methodological path of the resident of the RP Program; the third described the results and performed a discursive articulation with the theoretical bases used in the PR and the fourth and last descriptive stage were presented the final considerations of the experience. The results showed that the experience of the PR allowed the expansion of the training of Physical Education teachers. The highlight was given to the regency, as an element that transversal all the actions of the resident's experience in the field school of basic education. As well as, the documentary analysis of the reports, partial and final, produced in the course of the PR was also highlighted. The rereading of the documents allowed for a more detailed observation of the structuring and operationalization of each of the four stages of work projected in the Institutional Project of the PR and dialogued in the real scope of the Schoolfield towards the legitimate articulation of the planning with the real learning demands of the students. In a conclusive way, it can be identified that describing the experience in its entirety, rereading the reports and dialoguing with the academic text called Course Completion Work (CCW) was a maturing experience for the graduate in Physical Education and a rich performance in the scenario of possibilities and barriers that basic education offers and that the teacher needs to present from his / her training to identify what are the necessary knowledge for pedagogical practice.
Palavras-chave: Residência pedagógica
Formação de professores
Educação física escolar
Intervention
School physical education
Pedagogical residency
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: MELO JÚNIOR, José Robson Romão de. Contribuições da residência pedagógica na formação do professor de educação física: relato de experiência. 2022. 159 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9787
Data do documento: 28-jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.