00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Princípio de Pareto aplicado aos acidentes de trânsito em Maceió, no período de 2017 a 2019
Título(s) alternativo(s): Pareto principle applied to traffic accidents in Maceió, from 2017 to 2019
Autor(es): Gomes Neto, José Elias
Primeiro Orientador: Maurício, Cleydner Marques de Magalhães
metadata.dc.contributor.referee1: Antunes, Verônica Nascimento Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Márcio Jorge Porangaba
Resumo: O Princípio de Pareto é uma ferramenta já utilizada há algum tempo em diversas áreas do conhecimento. A sua teoria já foi aplicada por empresas em processos dos mais diversos desde a concepção de um método mais eficaz para a questão da produção, ou até mesmo em uma atividade mais simples que é a de administração de estoque através do que é preconizado no Princípio. A aplicação do Princípio de Pareto nesse trabalho é feita para a análise dos dados referentes aos acidentes de trânsito na Cidade de Maceió nos anos de 2017, 2018 e 2019. Sobre os acidentes de trânsito, o trabalho proporciona uma visão geral sobre esses ocorridos. É também visto quais os principais fatores que influenciam nas diversas ocorrências de trânsito, além de buscar entender quais os impactos tanto sociais quanto econômicos causados por esse tipo de acidente. No trabalho em relação ao campo de estudo foi utilizada a pesquisa aplicada. A abordagem usada foi a quantitativa para possibilitar a análise da quantidade de acidentes por localidade, natureza e tipo de veículo. Em relação aos objetivos foram utilizadas as pesquisas exploratória e explicativa. Nos procedimentos de pesquisa foram utilizados dois tipos, o documental e o bibliográfico. Entre os objetivos estão o de verificar a aplicação do princípio de Pareto na quantidade de acidentes em Maceió por logradouro, identificar a aplicação do princípio de Pareto na quantidade de acidentes em Maceió por tipo de natureza de acidentes e examinar a aplicação do princípio de Pareto na quantidade de acidentes em Maceió por tipo de veículos. Foi possível observar através da aplicação do Princípio que na questão dos logradouros uma grande parcela dos acidentes ocorridos, por exemplo no ano de 2017, foi contabilizada em um pequeno número de ruas em relação ao total contabilizado.
Abstract: The Pareto Principle is a tool that has been used for some time in several areas of knowledge. Its theory has already been applied by companies in the most diverse processes since the conception of a more effective method for the issue of production, or even in a simpler activity which is the administration of stock through what is recommended in the Principle. The application of the Pareto Principle in this work is done for the analysis of data referring to traffic accidents in the City of Maceió in the years 2017, 2018 and 2019. About traffic accidents, the work provides an overview of these occurrences. It is also seen what are the main factors that influence the various traffic events, in addition to seeking to understand what are the social and economic impacts caused by this type of accident. In the work in relation to the field of study, applied research was used. The quantitative approach was used to make it possible to analyze the number of accidents by location, nature and type of vehicle. Regarding the objectives, exploratory and explanatory research were used. In the research procedures, two types were used, the documentary and the bibliographic. Among the objectives are to verify the application of the Pareto principle in the amount of accidents in Maceió by street, identify the application of the Pareto principle in the amount of accidents in Maceió by type of nature of accidents and examine the application of the Pareto principle in the number of accidents in Maceió by type of vehicle. It was possible to observe through the application of the Principle that in the case of street addresses, a large portion of accidents that occurred, for example in the year 2017, were recorded in a small number of streets in relation to the total recorded.
Palavras-chave: Princípio do pareto
Acidente de trânsito - Maceió
Impacto econômico - Acidente de trânsito
Pareto principle
Traffic-accidents
ABC curve
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Econômicas
Citação: GOMES NETO, José Elias. Princípio de Pareto aplicado aos acidentes de trânsito em Maceió, no período de 2017 a 2019. 2022. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9775
Data do documento: 4-jun-2021
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