00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mobilidade urbana insurgente: anteprojeto urbano de readequação viária para a BR-104 em Rio Largo-AL
Título(s) alternativo(s): Urban draft of road re-adaptation for the BR-104 in Rio Largo-AL
Autor(es): Ciríaco, Valéria da Silva Leite
Primeiro Orientador: Ramos, Diana Helene
metadata.dc.contributor.referee1: Hidaka, Lúcia Tone Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Flávia de Sousa
metadata.dc.contributor.referee3: Silveira, Letícia Quintanilha da
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Jessica Helena de
Resumo: O presente trabalho final de graduação tem como objetivo apresentar um anteprojeto urbano desenvolvido a partir de estratégias para readequação viária de perímetros urbanos de rodovias, elaboradas a partir do estudo de caso do trecho da BR-104 situado no município de Rio Largo/AL, propondo uma configuração urbana que atenda não somente às necessidades de usuários de transporte motorizado, mas, principalmente, às de usuários de transporte ativo, majoritariamente utilizados pelos habitantes da região. Após a enchente de 2010, que devastou a parte baixa e central do município, cerca de 7.273 famílias se reestabeleceram em novos loteamentos habitacionais, além de, aproximadamente, 30 condomínios residenciais, implantados na área mais alta e plana do município, afastada do rio, às margens da rodovia. A ocupação ampliou gradativamente o número de sinistros de trânsito como atropelamentos e colisões, alcançando as marcas de 10 óbitos e 62 feridos em 2013 no recorte de estudo, trecho que possui apenas 8,57 km, evidenciando a necessidade de readequação da rodovia após a inauguração dos empreendimentos, buscando contemplar às necessidades da população que passou a ocupar o seu entorno. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a caracterização da área, a partir da elaboração cartográfica e cruzamento de dados socioeconômicos, urbanísticos e de trânsito; estudo de referenciais teóricos sobre cidades para pessoas, urbanismo insurgente, urbanismo feminista e mobilidade urbana; e análise de legislações e manuais de trânsito e de projeto rodoviário. Concluiu-se que a implantação de estratégias gerais como a redução de largura das faixas de rolamento, redução da velocidade máxima permitida, ampliação de iluminação pública, manutenção da vegetação, além de estratégias insurgentes como priorização a implantação de passeios públicos, ciclovias, apoio ao transporte por tração animal e travessias de pedestres sinalizadas, podem tornar o espaço urbano mais seguro, democrático e sustentável.
Abstract: This final graduation work aims to present an urban draft developed from strategies for road readjustment of urban perimeters of highways, elaborated from the case study of the stretch of the BR-104 located in Rio Largo city, proposing an urban configuration that attends not only the needs of motorized transport users, but mainly those of active transport users, mostly used by the residents of the region. After the 2010 flood, which devastated the lower and central part of the municipality, about 7.273 families were reestablished in new housing projects, in addition to approximately 30 residential condominiums, located in the highest and flattest area of the municipality, away from the river, on the sides of the highway. The occupation gradually increased the number of traffic accidents such as being run overs and collisions, reaching the marks of 10 deaths and 62 injuries to health in 2013 in the study cutout, a stretch that has only 8,57 km, evidencing the need for readjustment of the highway after the inauguration of this projects, looking to attend the needs of the population that would come to occupy these locations. The methodological procedures used were the characterization of the area, from the cartographic elaboration and crossing of socioeconomic, urban and traffic data; study of theoretical references on cities for people, insurgent urbanism, feminist urbanism and urban mobility; and analysis and manuals of traffic legislation. It was concluded that the implementation of general strategies such as reducing the width of the road lanes, reducing the maximum speed allowed, expanding public lighting, maintaining vegetation, in addition to insurgent strategies such as prioritizing the implementation of public sidewalks, bike paths, support for animal-drawn transport and signposted pedestrian crossings can make urban space safer, more democratic and healthier.
Palavras-chave: Readequação viária
Mobilidade urbana
Planejamento urbano insurgente
Urban mobility
Urban Planning
Road readjustment
Urbanism
Highways
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Arquitetura e Urbanismo
Citação: CIRÍACO, Valéria da Silva Leite. Mobilidade urbana insurgente: anteprojeto urbano de readequação viária para a BR-104 em Rio Largo-AL. 177 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9734
Data do documento: 21-fev-2022
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