00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9676
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de educação física na pandemia covid-19: experiências no contexto do programa residência pedagógica
Título(s) alternativo(s): Teaching physical education in the covid-19 pandemic: experiences in the context of the Pedagogical Residency Program
Autor(es): Jatobá, Gustavo Henrique Monsores de Aragão
Primeiro Orientador: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Argenaz de Oliveira
Resumo: O objetivo do artigo foi relatar as experiências vividas pelos residentes no curso do ensino de Educação Física (EF) no contexto da pandemia Covid-19, vislumbrando as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) à formação inicial dos futuros professores. A abordagem foi qualitativa, através do estudo documental, relatos de experiências e entrevistas com os vinte residentes participantes da 2a edição 2020-2022. Foi realizado análise dos registros (documental e gravações) postados no Ambiente Virtual de Aprendizagem e foram realizadas entrevistas a partir da plataforma Google Meet com perguntas dirigidas a experiência da regência vivenciadas no curso das etapas do PRP, assim como, a importância do Programa à formação. A análise documental demonstrou que as ações formativas permitiram a aquisição de novas habilidades e competências necessárias a intervenção no contexto de distanciamento social. A caracterização das escolas-campo demonstrou o impactante cenário de exclusão digital dos escolares. As observações semiestruturadas, das regências dos professores, possibilitaram um diagnóstico acerca das dificuldades e possibilidades da intervenção pedagógica. A experiência da regência oportunizou aos residentes experimentar o chão da escola, mesmo que por trás de uma tela fria do computador e/ou celular, a partir de uma reflexão crítica acerca do papel do professor. A imersão promovida pelo PRP parece contribuir com a concretude de um fazer pedagógico mais articulado as necessidades dos escolares além de representar um importante contributo a formação inicial do professor.
Abstract: The objective of the article was to report the experiences lived by residents in the course of teaching Physical Education (PE) in the context of the Covid-19 pandemic, glimpsing the contributions of the Pedagogical Residence Program (PRP) to the initial training of future teachers. The approach was qualitative, through documentary study, experience reports and interviews with the twenty residents participating in the 2nd edition 2020-2021. An analysis of the records (documentary and recordings) posted in the Virtual Learning Environment was carried out and interviews were carried out from the Google Meet platform with questions directed to the experience of conducting experienced in the course of the stages of the PRP, as well as the importance of the Program to the formation. Documentary analysis showed that the training actions allowed the acquisition of new skills and competences necessary for intervention in the context of social distancing. The characterization of rural schools demonstrated the impacting scenario of digital exclusion of schoolchildren. The semi-structured observations of the teachers' regencies made it possible to diagnose the difficulties and possibilities of pedagogical intervention. The conducting experience provided the opportunity for residents to experience the school floor, even if behind a cold computer screen and/or cell phone, from a critical reflection on the teacher's role. The immersion promoted by the PRP seems to contribute to the concreteness of a pedagogical practice more articulated to the needs of the students, in addition to representing an important contribution to the initial training of the teacher.
Palavras-chave: Prática pedagógica
Formação de professores
Covid-19 (Pandemia)
Programa Residência Pedagógica
Ensino remoto
Pedagogical practice
Teacher training
Remote teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: JATOBÁ, Gustavo Henrique Monsores de Aragão. Ensino de educação física na pandemia covid-19: experiências no contexto do programa residência pedagógica. 2022. 73 f . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9676
Data do documento: 29-abr-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.