00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de identidade visual para valorização cultural da Casa de Farinha Comunitária de Pariconha - AL
Título(s) alternativo(s): Development of visual identity for cultural enhancement of the Community Flour House of Pariconha – AL
Autor(es): Feitosa, Karoline Barros
Primeiro Orientador: Nolasco, Ângela Xavier de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Eva Rolim
metadata.dc.contributor.referee2: Jeronimo, Lucas Ribeiro
Resumo: A mandioca é um dos itens mais populares da alimentação brasileira. A farinha de mandioca, um dos principais produtos derivados dessa raiz, além da importância econômica, possui também grande relevância no contexto social. As casas de farinha, espaços designados para produção desse alimento, estão envoltas um contexto cultural de tradição familiar e comunitária, bem como inseridas em um cenário mais amplo no próprio imaginário social. Em pequenas comunidades existe uma crescente e forte desvalorização da farinha, tanto por parte dos produtores quanto dos consumidores. O trabalho manual para a produção da farinha artesanal é árduo e com baixo retorno financeiro. Além disso, o produto não é considerado “limpo” por muitos consumidores devido à forma como a farinha é vendida a granel, ficando exposta em sacos de ráfia abertos. A desvalorização da farinha colabora com a perda de uma parcela importante da identidade cultural da comunidade, pois esse produto está fortemente ligado à origem da mesma. As casas de farinha são um dos legados culturais mais antigos do Brasil e que lutam para seguir mantendo-se em pé com sua forma tradicional de produzir, em meio aos concorrentes industriais que fazem a produção mecanizada e em larga escala. Desta forma, os designers devem ter uma percepção em torno das pessoas e da forma como elas interagem com o meio físico e social. O design vem sendo uma ferramenta estratégica cada vez mais utilizada para valorização de produtos locais, reconhecendo as relações existentes entre a concepção do produto e sua fabricação. Neste trabalho, baseando-se na metodologia de Peón (2003), apresentamos o desenvolvimento de uma identidade visual para a Casa de Farinha Comunitária de Pariconha-AL, com o propósito de gerar valor para este espaço comunitário e seu produto (farinha) através do reconhecimento de seus valores histórico-culturais. Acredita-se que através do sistema de identidade visual (SIV) desenvolvido bem como o manual de marca para sua correta utilização, pode contribuir para a valorização da cultura local, restabelecendo a relação entre o produto e os produtores com a comunidade.
Abstract: Cassava is one of the most popular items in Brazilian food. Cassava flour, one of the main products derived from this root, in addition to its economic importance, also has great relevance in the social context. The flour houses, spaces designated for the production of this food, are surrounded by a cultural context of family and community tradition, as well as inserted in a broader scenario in the social imaginary itself. In small communities there is a growing and strong devaluation of flour, both by producers and consumers. Manual work for the production of artisanal flour is arduous and with low financial return currently. In addition, the product is not considered “clean” by many consumers due to the way the flour is sold in bulk, being exposed in open raffia bags. The devaluation of flour collaborates with the loss of an important part of the cultural identity of the community, as this product is strongly linked to its origin. Flour houses are one of the oldest cultural legacies in Brazil and people try to keep up with their traditional way of producing, amidst industrial competitors that make mechanized and largescale production. scale. Thus, designers must have a perception around people and the way they interact with the physical and social environment. Design has been a strategic tool increasingly used to value local products, recognizing the existing relationships between product design and manufacturing. In this work, based on Peón methodology (2003), we present the development of a visual identity for the Community Flour House of Pariconha-AL, with the purpose of generating value for this community space and its product (flour) through the recognition of its historical and cultural values. It is believed that through the visual identity system (SIV) developed as well as the brand manual for its correct use, it can contribute to the appreciation of local culture, reestablishing the relationship between the product and the producers with the community.
Palavras-chave: Design
Identidade Cultural - Design
Valorização cultural
Casa de Farinha
Cultural appreciation
Flour house
Design
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL:: PROGRAMAÇÃO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Design
Citação: FEITOSA, Karoline Barros. Desenvolvimento de identidade visual para valorização cultural da Casa de Farinha Comunitária de Pariconha - AL. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9596
Data do documento: 21-mai-2021
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