06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9573
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo sobre o ensino da musicografia braille
Autor(es): Penha, Monique Oliveira da
Primeiro Orientador: Pavezi, Marilza
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi inspirado mediante as experiências da graduação em Pedagogia, tendo como objetivo o ensino da música voltado à pessoa com deficiência visual a partir da Musicografia Braille. Utilizou-se como procedimento a pesquisa bibliográfica, baseado nas pesquisas de Louro (2012), Bonilha (2010), Tudissaki (2014), Ferreira (2018), entre outros. Salienta-se que as políticas de educação inclusiva estabelecem a sua obrigatoriedade nas instituições públicas, visando o ensino de música para o estudante cego mediante o método da musicografia braille. No entanto, percebemos que a música é um conteúdo que está presente no currículo escolar, mas nem todos os profissionais sabem utilizar a musicalização voltada à inclusão, por este motivo, essa pesquisa tem relevância para o trabalho docente no âmbito inclusivo. Logo, foi desenvolvido um estudo de artigos e documentos visando abordar a importância da musicografia braille para o cego, o seu crescimento pessoal, artístico, criativo e autônomo.
Abstract: This course conclusion work was inspired by the experiences of graduation in Pedagogy, with the objective of teaching music aimed at people with visual impairments based on Braille Musicography. Using as a procedure the bibliographic research based on the researches of Louro (2012), Bonilha (2010), Tudissaki (2014), Ferreira (2018), among others. It should be noted that inclusive education policies establish their obligation in public institutions, aiming at teaching music to blind students through the method of braille musicography. However, we realize that music is a content that is present in the school curriculum, but not all professionals know how to use musicalization aimed at inclusion, for this reason, this research is relevant to teaching work in the inclusive scope. Soon, it was a study off articles, documents aiming to address the importance of braille musicography for the blind and their personal, artistic, creative and autonomous growth.
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Musicografia Braille
Deficiente visual
Braille Musicography
Visually impaired
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: PENHA, Monique Oliveira da. Um estudo sobre o ensino da musicografia braille. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9573
Data do documento: 14-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um estudo sobre o ensino da musicografia braille.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.