00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FANUT - FACULDADE DE NUTRIÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FANUT Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Horta escolar na promoção de hábitos alimentares saudáveis em pré-escolares de um centro municipal de educação infantil em Maceió, Alagoas
Título(s) alternativo(s): School garden in the promotion of healthy eating habits in pre-school children's education center in Maceió, Alagoas
Autor(es): Silva, Maria Liliane Grangeiro da
Alves, Rafaelly da Silva
Primeiro Orientador: Asakura, Leiko
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Monteiro, Isis Caroline Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Clemente, Ana Paula Grotti
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Maria Alice Araujo
Resumo: Na fase pré-escolar, as preferências alimentares seguem seu primeiro ambiente de convívio social: a família. Posteriormente, com a inserção da escola, há a expansão de possibilidades e uma maior receptividade a novos conhecimentos, que podem refletir de forma positiva ou negativa em seus hábitos alimentares. Mediante a essa perspectiva, a prática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) através da horta escolar se configura como uma estratégia relevante para a promoção de uma alimentação adequada e saudável, visto que abrange os aspectos nutricionais, ambientais e socioculturais, resgatando o vínculo alimento-natureza. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar o papel da horta escolar na promoção da alimentação adequada e saudável em pré-escolares de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Maceió, Alagoas. Esta pesquisa faz parte de um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), intitulado “Cultivando a Saúde e Praticando o Lazer na Horta - Promoção da alimentação adequada e saudável e do lazer a partir da implantação de horta em um CMEI”. Trata-se de um estudo transversal, de cunho observacional, com abordagem quali-quantitativa, realizado em junho de 2019 a abril de 2020. Foram incluídas 61 crianças regularmente matriculadas com idades entre 2 e 4 anos incompletos. A caracterização da horta escolar foi realizada através dos dados do projeto de extensão, pesquisa de campo e fotografia. A participação das crianças nas atividades de plantio, colheita e consumo das hortaliças foi avaliada através de sua participação, classificada em ativa ou passiva. Na etapa de consumo das hortaliças foi feito o preenchimento de um formulário sobre o comportamento da criança e a participação das educadoras. As crianças apresentaram participação significativa em todas as atividades, com aprendizado satisfatório, comportamento associado à prática de metodologias pedagógicas adequadas para a faixa etária. A exposição à horta possibilitou a aproximação das crianças com alimentos saudáveis, aspecto que pode ter favorecido o seu consumo. Assim, a importância da educação alimentar e nutricional contextualizada promovida pela horta pode ter auxiliado no maior contato e interação com o alimento, no conhecimento sobre a alimentação e nutrição, fatores que podem favorecer o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.
Abstract: In the preschool phase, food preferences follow their first social environment: the family. Later, with the insertion of the school, there is the expansion of possibilities and a greater receptivity to new knowledge, that may reflect positively or negatively on your eating habits. From this perspective, the practice of Food and Nutrition Education (FNE) through the school garden is a relevant strategy for promoting adequate and healthy nutrition, since it covers nutritional, environmental and sociocultural aspects, rescuing the food-nature bond. Thus, the present study aims to evaluate the role of the school garden in promoting adequate and healthy eating in preschoolers of a Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) in Maceió, Alagoas. This research is part of an extension project of the Federal University of Alagoas (UFAL), entitled "Cultivating Health and Practicing Leisure in Horta - Promotion of adequate and healthy food and leisure from the implementation of a vegetable garden in a CMEI". This is a cross-sectional, observational study with a quali-quantitative approach, conducted from June 2019 to April 2020. We included 61 children regularly enrolled aged between 2 and 4 years incomplete. The characterization of the school garden was carried out through data from the extension project, field research and photography. The participation of children in the activities of planting, harvesting and consumption of vegetables was evaluated through their participation, classified as active or passive. In the stage of consumption of vegetables, a form was filled out about the child's behavior and the participation of the educators. The children showed significant participation in all activities, with satisfactory learning, behavior associated with the practice of pedagogical methodologies appropriate for the age group. Exposure to the garden allowed the approximation of children with healthy foods, an aspect that may have favored their consumption. Thus, the importance of contextualized food and nutritional education promoted by the vegetable garden may have helped in greater contact and interaction with food, knowledge about food and nutrition, factors that may favor the development of healthy eating habits.
Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional
Creches
Hortaliças na nutrição humana
Food and Nutrition Education
Preschool
Vegetable Garden
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Nutrição
Citação: SILVA, Maria Liliane Grangeiro da; ALVES, Rafaelly da Silva. Horta escolar na promoção de hábitos alimentares saudáveis em pré-escolares de um centro municipal de educação infantil em Maceió, Alagoas, Alagoas. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade de Nutrição, Curso de Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9488
Data do documento: 18-jan-2021
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