00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Assistência ao Estudante Universitário na UFAL, no contexto da Pandemia de COVID- 19
Autor(es): Pinheiro, Anadélia de Andrade
Silva, Luana Mendes da
Primeiro Orientador: Leite, Josimeire de Omena
metadata.dc.contributor.referee1: Rêgo, Márcia Iara Costa da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Danielle Marinho Barros da Silva
Resumo: O presente trabalho, de caráter quanti-qualitativo, estuda a assistência ao estudante universitário na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no contexto da pandemia de COVID-19. Visa analisar os desafios à assistência ao estudante universitário na instituição e sua tendência no contexto da referida pandemia. Utilizou dos procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, cuja fonte é o material empírico que constitui o corpus da pesquisa, especificamente os documentos que compõem o arcabouço legal da assistência ao estudante universitário, a saber: a Constituição Federal de 1988, o Decreto no. 6.096 de 2007 que instituiu o REUNI e a Lei n.o 7.234 de 2010, que consolida o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) como política de governo. O estudo realiza, inicialmente, uma contextualização histórica da assistência ao estudante universitário desde a década de 1980, discorrendo ainda sobre as reivindicações do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) e do movimento estudantil universitário no campo da assistência estudantil e da estruturação do PNAES no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Revela os impactos da pandemia de COVID-19 no ensino e na assistência ao estudante da UFAL e destaca as diferenças entre a assistência estudantil restrita e ampliada; bem como põe um comparativo entre o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da universidade, traçado em 2018, e o cenário delineado no contexto pandêmico, discorrendo sobre os desafios e a tendência da assistência ao estudante universitário da UFAL nesse período. Por fim, conclui que a pandemia de COVID-19 trouxe à tona e ampliou desafios que os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica já enfrentavam anteriormente e que a tendência apresentada nesse período foi de expansão de uma assistência restrita, com predominância da oferta de bolsas e auxílios financeiros. O presente estudo também chama a atenção para a importância de uma assistência estudantil ampliada, que atenda todas as necessidades dos estudantes e não apenas as de sobrevivência básica, sendo, portanto, entendida e materializada como política e direito, essencial para a permanência no ensino superior e o êxito acadêmico do estudante universitário de baixa renda.
Abstract: The present work, of a quantitative and qualitative nature, studies the assistance to university students at Federal University of Alagoas-UFAL, in context of the COVID-19 pandemic. Aims to analyze the challenges to university student assistance at UFAL and their trend in the context of the COVID-19 pandemic. Bibliographic and documentary research was used as a methodological procedure, whose source is the empirical material that constitutes the research corpus, specifically, the documents that make up the legal framework of assistance to university students, namely: the Federal Constitution of 1988, the Decree No. 6,096 of 2007, which instituted REUNI and Law No. 7,234 de 2010, which consolidates the Nacional Student Assistance Program-PNAES as a government policy. The present study initially makes a historical contextualization of assistance to university students since the 1980s. It also discusses the demands of the National Forum of Pro-Rectors of Community and Student Affairs-FONAPRACE and the university student movement in the field of student assistance and structuring of PNAES in the government of Luiz Inácio Lula da Silva. It reveals the impacts of the COVID-19 pandemic on teaching and student assistance at UFAL, highlighting the differences between restricted and expanded student assistance and makes a comparison between the socioeconomic and cultural profile of UFAL students, traced in 2018 and the scenario that is outlined in the pandemic context, discussing the challenges and the trend of assistance to UFAL university students in this period. Finally, it concludes that the COVID-19 pandemic has brought to light and also amplified the challenges that students in a situation of socioeconomic vulnerability have already faced and that the trend presented in this period was to expand assistance to restricted university students, with a predominance of the offer of scholarships and financial aid. The present study also draws attention to the importance of expanded student assistance, which meets all the needs of students and not just those of basic survival, being, therefore, understood and materialized as a policy and right, essential for permanence in higher education and for the academic success of the low-income college student.
Palavras-chave: Assistência ao Estudante Universitário
Programa Nacional de Assistência Estudantil.
COVID-19
Assistência Restrita
Assistência Ampliada
University Student Assistance
National Student Assistance Program
COVID-19 pandemic
Restricted assistance
Expanded assistance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Serviço Social
Citação: PINHEIRO, Anadélia de Andrade; SILVA, Luana Mendes da. A Assistência ao Estudante Universitário na UFAL, no contexto da Pandemia de COVID- 19. 2022. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9442
Data do documento: 31-mai-2022
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