Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9398
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino da termodinâmica sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da interdisciplinaridade dela decorrente |
Autor(es): | Vieira, Wagner da Costa |
Primeiro Orientador: | Farias, Antonio Jose Ornellas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pontes, Edel Alexandre Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bastos Filho, Jenner Barreto |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pereira, Maria Socorro Seixas |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo desenvolver um produto educacional, uma programação digitalizada de ensino, que forneça inovações e ferramentas que venham a facilitar o processo de ensino-aprendizagem de Física sob as perspectivas Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), abordando conteúdos contextualizados e interdisciplinares com um enfoque social e um ensino voltado para a cidadania que possa produzir mudanças na vida dos alunos contrapondo-se ao modelo tradicional que ocorre na maior parte das escolas brasileiras. A aplicação deste trabalho foi realizada na Escola Estadual Moreira e Silva com a participação dos alunos de cinco turmas dos 3ºs anos matutino, onde pudemos utilizar uma série de recursos disponíveis no mesmo, como simulações virtuais de aprendizagem, vídeos e textos e experimentações além de aulas expositivas nas quais procuramos exercer o papel de mediador. Na análise dos resultados da aplicação do produto tomamos como fundamentos a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel para analisar a sua potencialidade. Constatamos que, ao fazer o uso de uma programação digitalizada de ensino de Física, e utilizando contextualizações, interdisciplinaridades, levantamento de conhecimentos prévios, os estudantes mostraram uma maior predisposição para aprender tornando o seu aprendizado mais significativo. |
Abstract: | This work aims to develop na educativonal product, a digitalized teachings schedule, which provides in novations and tools that will facilitate the teaching-learning process of Physics from the perspective of Science, Technology and Society (CTS), addressing contextualized and interdisciplinar contente with a social approach and teaching geared to wards citizenship that can produce changes in the lives of students in contrast to the traditional model that occurs in most Brazilian schools. The application of this work was carried out at the Moreira e Silva State School with the participation of students from five classes of the 3rd morning years, where we were able to use a series of resources available in the same, such as virtual learning simulations, vídeos and texts and experiments in addition to classes in which weseek to exercisethe role of mediator. In the analysis of the results of the application of the product, we take as a basis the Ausubel Theory of Meaningful Learning to analyze its potential. We found that, by making use of a digitalized Physics teaching program, and using contextualizations, interdisciplinarities, survey of previous knowledge, students showed a greater predisposition to learn, making their learning more meaningful. |
Palavras-chave: | Física - estudo e ensino Educação digital Métodos de ensino Aprendizagem significativa Termodinâmica Physics teaching Digitalized teaching programming Meaningful learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional |
Citação: | VIEIRA, Wagner da Costa. O ensino da termodinâmica sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da interdisciplinaridade dela decorrente. 2022. 107 f. Dissertação ( Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9398 |
Data do documento: | 25-mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino da termodinâmica sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da interdisciplinaridade dela decorrente.pdf | 5.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.