00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Farias, Antonio Jose Ornellas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495570681770547pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Edel Alexandre Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143006785845985pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos Filho, Jenner Barreto-
dc.contributor.referee3Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409575009099582pt_BR
dc.creatorVieira, Wagner da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332453902519793pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T16:51:04Z-
dc.date.available2022-07-12-
dc.date.available2022-07-12T16:51:04Z-
dc.date.issued2020-03-25-
dc.identifier.citationVIEIRA, Wagner da Costa. O ensino da termodinâmica sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da interdisciplinaridade dela decorrente. 2022. 107 f. Dissertação ( Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9398-
dc.description.abstractThis work aims to develop na educativonal product, a digitalized teachings schedule, which provides in novations and tools that will facilitate the teaching-learning process of Physics from the perspective of Science, Technology and Society (CTS), addressing contextualized and interdisciplinar contente with a social approach and teaching geared to wards citizenship that can produce changes in the lives of students in contrast to the traditional model that occurs in most Brazilian schools. The application of this work was carried out at the Moreira e Silva State School with the participation of students from five classes of the 3rd morning years, where we were able to use a series of resources available in the same, such as virtual learning simulations, vídeos and texts and experiments in addition to classes in which weseek to exercisethe role of mediator. In the analysis of the results of the application of the product, we take as a basis the Ausubel Theory of Meaningful Learning to analyze its potential. We found that, by making use of a digitalized Physics teaching program, and using contextualizations, interdisciplinarities, survey of previous knowledge, students showed a greater predisposition to learn, making their learning more meaningful.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação digitalpt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectDigitalized teaching programmingpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleO ensino da termodinâmica sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da interdisciplinaridade dela decorrentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desenvolver um produto educacional, uma programação digitalizada de ensino, que forneça inovações e ferramentas que venham a facilitar o processo de ensino-aprendizagem de Física sob as perspectivas Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), abordando conteúdos contextualizados e interdisciplinares com um enfoque social e um ensino voltado para a cidadania que possa produzir mudanças na vida dos alunos contrapondo-se ao modelo tradicional que ocorre na maior parte das escolas brasileiras. A aplicação deste trabalho foi realizada na Escola Estadual Moreira e Silva com a participação dos alunos de cinco turmas dos 3ºs anos matutino, onde pudemos utilizar uma série de recursos disponíveis no mesmo, como simulações virtuais de aprendizagem, vídeos e textos e experimentações além de aulas expositivas nas quais procuramos exercer o papel de mediador. Na análise dos resultados da aplicação do produto tomamos como fundamentos a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel para analisar a sua potencialidade. Constatamos que, ao fazer o uso de uma programação digitalizada de ensino de Física, e utilizando contextualizações, interdisciplinaridades, levantamento de conhecimentos prévios, os estudantes mostraram uma maior predisposição para aprender tornando o seu aprendizado mais significativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.