00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do grau de maturidade de inovação em TVs públicas educativas brasileiras: estudo de casos
Autor(es): Bispo, Robson de Oliveira
Primeiro Orientador: Freitas Júnior, Olival de Gusmão
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rodrigues, Wanderson Rubian Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Néo, Giseldo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Domínguez, Arturo Hernández
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o nível de maturidade de inovação em emissoras de TVs educativas públicas do território nacional, onde 3 empresas concordaram em participar da avaliação. As emissoras de TVs educativas públicas são organizações geridas pelo poder público, não tendo por finalidade a geração de lucros, consequentemente, sua programação não se encontra atrelada ao modelo das emissoras comerciais que usam seus índices de audiência para obtenção de lucros. Enquanto as TVs comerciais veem seus telespectadores como consumidores, as TVs pública educativa os veem como cidadãos, visando transmitir através de sua grade uma programação que leve educação com ética e responsabilidade social ambiental. Nesse estudo, utilizou-se um questionário que foi desenvolvido para estimar o grau de maturidade em inovação das emissoras de TVs. A metodologia adotada nesse estudo está classificada, preponderantemente quanto aos fins como exploratório, e quanto aos meios como bibliográfico, qualitativo e suportado por estudo de casos, de forma a permitir a análise aplicada dos resultados esperados. Após a análise dos dados, observou-se que a emissora A possui 44% do nível I, necessitando de 3 competências da dimensão gestão de pessoas para inovação, 2 competências da dimensão gestão estratégica da tecnologia para consolidar o nível I. Já a emissora B preencheu todas as competências do nível I do modelo proposto, faltando uma competência na dimensão intenção estratégica de inovar para consolidar o nível II. A emissora C possui apenas 33,3% do nível I precisando de três competências de gestão de pessoas para inovação, uma competência em gestão estratégica da tecnologia e dois itens em organicidade da estrutura organizacional para consolidar o nível I. A metodologia utilizada possibilitou a avaliação do grau de maturidade de inovação nas emissoras de TVs públicas educativas, apresentando ações que os gestores devem promover em suas instituições na busca do desenvolvimento de uma cultura inovadora.
Abstract: The present work aims to assess the level of innovation maturity in public educational TV stations in the national territory, where 3 companies agreed to participate in the assessment. Public educational TV broadcasters are organizations managed by the government, not having the purpose of generating profits. Consequently, their programming is not linked to the model of commercial broadcasters that use their audience ratings to obtain profits. While commercial TVs see their viewers as consumers, public educational TVs see them as citizens, aiming to transmit through their grid a program that brings education with ethics and environmental social responsibility. In this study, a questionnaire was used that was developed to estimate the degree of maturity in innovation of TV stations. The methodology adopted in this study is classified, mainly as to the purposes as exploratory, and as to the means as bibliographic, qualitative and supported by case studies, in order to allow the applied analysis of the expected results. After analyzing the data, it was observed that broadcaster A has 44% of level I, requiring 3 skills in the people management dimension for innovation, 2 skills in the strategic management dimension of technology to consolidate level I. fulfilled all the competences of level I of the proposed model, lacking a competence in the dimension of strategic intention to innovate to consolidate level II. Issuer C has only 33.3% of level I needing three people management skills for innovation, one competence in strategic technology management and two items in organicity of the organizational structure to consolidate level I. The methodology used enabled the evaluation the degree of maturity of innovation in educational public TV stations, presenting actions that managers must promote in their institutions in the search for the development of an innovative culture.
Palavras-chave: Maturidade (Inovação)
Gestão da inovação
Televisão pública
Maturity
Innovation
Innovation Management
Educational TV
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Sistema de Informação
Citação: BISPO, Robson de Oliveira. Análise do grau de maturidade de inovação em TVs públicas educativas brasileiras : estudo de casos. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto de Computação, Curso de Sistemas de Informação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9394
Data do documento: 24-fev-2021
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