00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas Júnior, Olival de Gusmão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1878932894256747pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Wanderson Rubian Martins-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2907782200299979pt_BR
dc.contributor.referee1Néo, Giseldo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7407463326170259pt_BR
dc.contributor.referee2Domínguez, Arturo Hernández-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849pt_BR
dc.creatorBispo, Robson de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-12T00:46:37Z-
dc.date.available2022-07-07-
dc.date.available2022-07-12T00:46:37Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationBISPO, Robson de Oliveira. Análise do grau de maturidade de inovação em TVs públicas educativas brasileiras : estudo de casos. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto de Computação, Curso de Sistemas de Informação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9394-
dc.description.abstractThe present work aims to assess the level of innovation maturity in public educational TV stations in the national territory, where 3 companies agreed to participate in the assessment. Public educational TV broadcasters are organizations managed by the government, not having the purpose of generating profits. Consequently, their programming is not linked to the model of commercial broadcasters that use their audience ratings to obtain profits. While commercial TVs see their viewers as consumers, public educational TVs see them as citizens, aiming to transmit through their grid a program that brings education with ethics and environmental social responsibility. In this study, a questionnaire was used that was developed to estimate the degree of maturity in innovation of TV stations. The methodology adopted in this study is classified, mainly as to the purposes as exploratory, and as to the means as bibliographic, qualitative and supported by case studies, in order to allow the applied analysis of the expected results. After analyzing the data, it was observed that broadcaster A has 44% of level I, requiring 3 skills in the people management dimension for innovation, 2 skills in the strategic management dimension of technology to consolidate level I. fulfilled all the competences of level I of the proposed model, lacking a competence in the dimension of strategic intention to innovate to consolidate level II. Issuer C has only 33.3% of level I needing three people management skills for innovation, one competence in strategic technology management and two items in organicity of the organizational structure to consolidate level I. The methodology used enabled the evaluation the degree of maturity of innovation in educational public TV stations, presenting actions that managers must promote in their institutions in the search for the development of an innovative culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Sistema de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaturidade (Inovação)pt_BR
dc.subjectGestão da inovaçãopt_BR
dc.subjectTelevisão públicapt_BR
dc.subjectMaturitypt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectInnovation Managementpt_BR
dc.subjectEducational TVpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.titleAnálise do grau de maturidade de inovação em TVs públicas educativas brasileiras: estudo de casospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo avaliar o nível de maturidade de inovação em emissoras de TVs educativas públicas do território nacional, onde 3 empresas concordaram em participar da avaliação. As emissoras de TVs educativas públicas são organizações geridas pelo poder público, não tendo por finalidade a geração de lucros, consequentemente, sua programação não se encontra atrelada ao modelo das emissoras comerciais que usam seus índices de audiência para obtenção de lucros. Enquanto as TVs comerciais veem seus telespectadores como consumidores, as TVs pública educativa os veem como cidadãos, visando transmitir através de sua grade uma programação que leve educação com ética e responsabilidade social ambiental. Nesse estudo, utilizou-se um questionário que foi desenvolvido para estimar o grau de maturidade em inovação das emissoras de TVs. A metodologia adotada nesse estudo está classificada, preponderantemente quanto aos fins como exploratório, e quanto aos meios como bibliográfico, qualitativo e suportado por estudo de casos, de forma a permitir a análise aplicada dos resultados esperados. Após a análise dos dados, observou-se que a emissora A possui 44% do nível I, necessitando de 3 competências da dimensão gestão de pessoas para inovação, 2 competências da dimensão gestão estratégica da tecnologia para consolidar o nível I. Já a emissora B preencheu todas as competências do nível I do modelo proposto, faltando uma competência na dimensão intenção estratégica de inovar para consolidar o nível II. A emissora C possui apenas 33,3% do nível I precisando de três competências de gestão de pessoas para inovação, uma competência em gestão estratégica da tecnologia e dois itens em organicidade da estrutura organizacional para consolidar o nível I. A metodologia utilizada possibilitou a avaliação do grau de maturidade de inovação nas emissoras de TVs públicas educativas, apresentando ações que os gestores devem promover em suas instituições na busca do desenvolvimento de uma cultura inovadora.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do grau de maturidade de inovação em TVs públicas educativas brasileiras: estudo de casos.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.