00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9359
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Espaço e a contribuição do ensino de língua espanhola na educação em tempo integral
Título(s) alternativo(s): Space and the contribution of Spanish language teaching in full-time education
Autor(es): Ribeiro, Marcela de Melo Silva
Primeiro Orientador: Silva , Eliane Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee1: Azambuja, Kristianny Brandão Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o espaço e a contribuição do ensino de língua espanhola na educação em tempo integral, diante da implantação desse formato de ensino em 2015 em nosso estado, com a proposta de ofertar um Ensino Médio em tempo integral associado à educação profissional, baseando na premissa de que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família e deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Considerando que a política implementada é voltada à melhoria da educação pública alagoana, que objetiva garantir o acesso e a permanência do aluno na escola em período integral, garantindo um ensino de qualidade, pretende-se investigar através de um questionário aplicado a docentes de escolas em tempo integral, considerando o contexto da educação vocacional, se o ensino da língua espanhola na nova proposta de educação em tempo integral realmente está sendo ofertado de forma satisfatória como é apresentado na proposta.
Abstract: Resumen- El presente trabajo presenta la discusión sobre el espacio y la contribución de la enseñanza de la lengua española en la educación en tiempo integral, en vista de la implementación de este formato de enseñanza en 2015 en nuestro estado, con la propuesta de ofrecer una escuela secundaria en tiempo integral asociada con la educación profesional, basado en la premisa de que la educación es un derecho de todos y un deber del Estado y de la familia, y debe promoverse y fomentarse con la colaboración de la sociedad, con el objetivo de desarrollar plenamente a la persona, su preparación para el ejercicio de la ciudadanía y su calificación para el trabajo. Considerando que la política implementada tiene como objetivo mejorar la educación pública en Alagoas, garantizando el acceso y la permanencia del estudiante en escuela de tiempo completo, asegurando una educación de calidad, se pretende investigar a través de un cuestionario aplicado a docentes de escuelas en tiempo integral, si la enseñanza del idioma español en la nueva propuesta de educación en tiempo integral, realmente se ofrece de manera satisfactoria tal como se presenta en la propuesta.
Palavras-chave: Ensino
Língua espanhola
Ensino integral
Enseñando
Lengua española
Educación a tiempo completo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Espanhol)
Citação: RIBEIRO, Marcela de Melo Silva. Espaço e contribuição do ensino de língua espanhola na educação em tempo integral. 2022. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9359
Data do documento: 7-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Espaço e contribuição do ensino de língua espanhola na educação em tempo integral.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.