00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9344
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de reading e listening: uma análise do uso de material autêntico e letramento crítico no ensino/aprendizagem de língua inglesa no projeto de extensão casas de cultura no campus (ccc) na Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): eaching reading and listening: an analysis of the use of authentic material and critical literacy in teaching/learning English in the Casas de Cultura no Campus (CCC) extension project at the Federal University of Alagoas
Autor(es): Dantas, Yasmim Rosendo
Primeiro Orientador: Santos, Benyelton Miguel dos
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Tiabana, Adriana Lopes Lisboa
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar os resultados do uso dos materiais autênticos e do letramento crítico (LC) em uma sala de aula de nível básico de língua inglesa do projeto Casas de Cultura do Campus no último semestre letivo de 2019. Através de análises e reflexões dos planos de aula e diários de classe busquei entender os erros e acertos em utilizar materiais autênticos e LC em minha prática docente e como essas ferramentas contribuem para o aprendizado de língua inglesa e o desenvolvimento da criticidade. Nesta pesquisa qualitativa de modalidade “pesquisa ação” utilizo como instrumentos de coleta de dados planos de aula e diários de classe. A análise dos dados mostra que minha prática docente mudou e enriqueceu de 2019 para 2021, que depois de mais estudos o conceito de LC está mais claro agora do que no passado e que identifico erros de aplicação dos materiais autênticos que hoje não são mais cometidos. Por fim, o desenvolvimento dessa pesquisa também evidenciou a importância e o benefício de se utilizar materiais que não foram criados com o específico motivo de se estudar uma língua no processo de aprendizagem e do letramento crítico para a formação de cidadãos pensantes.
Abstract: The goal of this work is to investigate the results of the use of authentic materials and critical literacy (CL) in a basic level ESL class taught on the Casas de Cultura no Campus project in the last semester of 2019. Through analysis and reflections of the lesson plans and journals, I sought to understand the mistakes and successes of using authentic materials and LC in my teaching practice and how these tools contribute to ESL learning and the development of criticality. In this qualitative research of the “action research” modality I use lessons plans and journals as data collection instruments. The analysis of the data shows that my teaching practice changed and evolved from 2019 to 2021, that after further studies the concept of LC is clearer now than in the past and that I identify errors in the application of authentic materials that are no longer committed. Finally, the development of this research also highlighted the importance and benefit of using materials that were not created for the specific reason of studying a language in the learning process and critical literacy for the thinking citizens' formation.
Palavras-chave: Letramento crítico
Ensino aprendizagem
Prática docente
Critical literacy
Teaching learning
Teaching practice
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês)
Citação: DANTAS, Yasmim Rosendo. Ensino de reading e listening: uma análise do uso de material autêntico e letramento crítico no ensino/aprendizagem de língua inglesa no projeto de extensão casas de cultura no campus (ccc) na Universidade Federal de Alagoas. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9344
Data do documento: 2-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.