00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Benyelton Miguel dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8449158927994863pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9738522066891266pt_BR
dc.contributor.referee2Tiabana, Adriana Lopes Lisboa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4676498209317114pt_BR
dc.creatorDantas, Yasmim Rosendo-
dc.date.accessioned2022-07-06T23:28:47Z-
dc.date.available2022-07-06-
dc.date.available2022-07-06T23:28:47Z-
dc.date.issued2022-03-02-
dc.identifier.citationDANTAS, Yasmim Rosendo. Ensino de reading e listening: uma análise do uso de material autêntico e letramento crítico no ensino/aprendizagem de língua inglesa no projeto de extensão casas de cultura no campus (ccc) na Universidade Federal de Alagoas. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9344-
dc.description.abstractThe goal of this work is to investigate the results of the use of authentic materials and critical literacy (CL) in a basic level ESL class taught on the Casas de Cultura no Campus project in the last semester of 2019. Through analysis and reflections of the lesson plans and journals, I sought to understand the mistakes and successes of using authentic materials and LC in my teaching practice and how these tools contribute to ESL learning and the development of criticality. In this qualitative research of the “action research” modality I use lessons plans and journals as data collection instruments. The analysis of the data shows that my teaching practice changed and evolved from 2019 to 2021, that after further studies the concept of LC is clearer now than in the past and that I identify errors in the application of authentic materials that are no longer committed. Finally, the development of this research also highlighted the importance and benefit of using materials that were not created for the specific reason of studying a language in the learning process and critical literacy for the thinking citizens' formation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectCritical literacypt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEnsino de reading e listening: uma análise do uso de material autêntico e letramento crítico no ensino/aprendizagem de língua inglesa no projeto de extensão casas de cultura no campus (ccc) na Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeeaching reading and listening: an analysis of the use of authentic material and critical literacy in teaching/learning English in the Casas de Cultura no Campus (CCC) extension project at the Federal University of Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é investigar os resultados do uso dos materiais autênticos e do letramento crítico (LC) em uma sala de aula de nível básico de língua inglesa do projeto Casas de Cultura do Campus no último semestre letivo de 2019. Através de análises e reflexões dos planos de aula e diários de classe busquei entender os erros e acertos em utilizar materiais autênticos e LC em minha prática docente e como essas ferramentas contribuem para o aprendizado de língua inglesa e o desenvolvimento da criticidade. Nesta pesquisa qualitativa de modalidade “pesquisa ação” utilizo como instrumentos de coleta de dados planos de aula e diários de classe. A análise dos dados mostra que minha prática docente mudou e enriqueceu de 2019 para 2021, que depois de mais estudos o conceito de LC está mais claro agora do que no passado e que identifico erros de aplicação dos materiais autênticos que hoje não são mais cometidos. Por fim, o desenvolvimento dessa pesquisa também evidenciou a importância e o benefício de se utilizar materiais que não foram criados com o específico motivo de se estudar uma língua no processo de aprendizagem e do letramento crítico para a formação de cidadãos pensantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.