00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9340
Tipo: Dissertação
Título: O controle do estado na formação de professores: uma análise sobre as diretrizes aprovadas em 2019
Título(s) alternativo(s): State control in teacher education: an analysis on the guidelines approved in 2019
Autor(es): Melo, Cezar Augusto Sebastião de
Primeiro Orientador: Lira, Jailton de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Aveiro, Jorge Fernando Hermida
Resumo: A presente pesquisa investiga quais as ações predominam no Estado para adequar a política da formação inicial de professores às demandas de mercado. Com o objetivo de identificar quais orientações de formação predominam nos documentos recentes que definem as diretrizes curriculares e uma base comum para a formação inicial de professores. O corpus da pesquisa é o Parecer CNE/CP n° 22/2019 e a Resolução CNE/CP n° 2/2019. Os aspectos gerais do percurso metodológico estão alicerçados na perspectiva teórica do materialismo histórico dialético; na análise documental centrada nas técnicas de análise de conteúdo, tendo como base a categoria-chave de regulação. Os resultados desta pesquisa apontam a BNCC como marco legal nas recentes reformulações das políticas educacionais; indica a construção de uma visão sistêmica sobre a educação incorporando noções neoliberais; específica às competências da profissão docente na lógica da certificação concorrencial; e estabelece um realinhamento da avaliação aos interesses do Estado.
Abstract: This research investigates which actions are predominant in the State to adapt the policy of initial teacher education to market demands. In order to identify which training guidelines predominate in recent documents that define curriculum guidelines and a common basis for initial teacher training. The corpus of the research is Opinion CNE / CP No. 22/2019 and Resolution CNE / CP No. 2/2019. The general aspects of the methodological path are based on the theoretical perspective of historical dialectical materialism; in document analysis focused on content analysis techniques, based on the key category of regulation. The results of this research point to BNCC as a legal framework in the recent reformulations of educational policies; indicates the construction of a systemic view on education incorporating neoliberal notions; specific to the competences of the teaching profession in the logic of competitive certification; and establishes a realignment of the assessment to the interests of the State.
Palavras-chave: Regulação do Estado
Neoliberalismo
Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores
State Regulation
Neoliberalism
Common National Basis for Initial Teacher Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MELO, Cezar Augusto Sebastião de. O controle do estado na formação de professores: uma análise sobre as diretrizes aprovadas em 2019. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9340
Data do documento: 28-mai-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O controle do estado na formação de professores - uma análise sobre as diretrizes aprovadas em 2019.pdf879.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.