Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9340
Tipo: | Dissertação |
Título: | O controle do estado na formação de professores: uma análise sobre as diretrizes aprovadas em 2019 |
Título(s) alternativo(s): | State control in teacher education: an analysis on the guidelines approved in 2019 |
Autor(es): | Melo, Cezar Augusto Sebastião de |
Primeiro Orientador: | Lira, Jailton de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Inalda Maria dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Aveiro, Jorge Fernando Hermida |
Resumo: | A presente pesquisa investiga quais as ações predominam no Estado para adequar a política da formação inicial de professores às demandas de mercado. Com o objetivo de identificar quais orientações de formação predominam nos documentos recentes que definem as diretrizes curriculares e uma base comum para a formação inicial de professores. O corpus da pesquisa é o Parecer CNE/CP n° 22/2019 e a Resolução CNE/CP n° 2/2019. Os aspectos gerais do percurso metodológico estão alicerçados na perspectiva teórica do materialismo histórico dialético; na análise documental centrada nas técnicas de análise de conteúdo, tendo como base a categoria-chave de regulação. Os resultados desta pesquisa apontam a BNCC como marco legal nas recentes reformulações das políticas educacionais; indica a construção de uma visão sistêmica sobre a educação incorporando noções neoliberais; específica às competências da profissão docente na lógica da certificação concorrencial; e estabelece um realinhamento da avaliação aos interesses do Estado. |
Abstract: | This research investigates which actions are predominant in the State to adapt the policy of initial teacher education to market demands. In order to identify which training guidelines predominate in recent documents that define curriculum guidelines and a common basis for initial teacher training. The corpus of the research is Opinion CNE / CP No. 22/2019 and Resolution CNE / CP No. 2/2019. The general aspects of the methodological path are based on the theoretical perspective of historical dialectical materialism; in document analysis focused on content analysis techniques, based on the key category of regulation. The results of this research point to BNCC as a legal framework in the recent reformulations of educational policies; indicates the construction of a systemic view on education incorporating neoliberal notions; specific to the competences of the teaching profession in the logic of competitive certification; and establishes a realignment of the assessment to the interests of the State. |
Palavras-chave: | Regulação do Estado Neoliberalismo Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores State Regulation Neoliberalism Common National Basis for Initial Teacher Training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MELO, Cezar Augusto Sebastião de. O controle do estado na formação de professores: uma análise sobre as diretrizes aprovadas em 2019. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9340 |
Data do documento: | 28-mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O controle do estado na formação de professores - uma análise sobre as diretrizes aprovadas em 2019.pdf | 879.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.