00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE PETRÓLEO - CTEC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo numérico de início do tamponamento na cravação do revestimento condutor em solos argilosos
Título(s) alternativo(s): Numerical modelling of soil plug formation on conductor casing installation
Autor(es): Bulandeira, Sayonara Cavalcante
Primeiro Orientador: Santos, João Paulo Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Barboza, Beatriz Ramos
metadata.dc.contributor.referee2: Várady Filho, Christiano Augusto Ferrario
metadata.dc.contributor.referee3: Gouveia, Lucas Pereira de
Resumo: Devido à alta demanda energética e à contínua necessidade da sociedade, campos de petróleo de fácil acesso, como campo onshore e em água rasas, estão sendo exauridos. Então surge a necessidade de exploração de novos campos em águas profundas. Para isso, é necessário tecnologia e entendimento dos fenômenos envolvidos. Na instalação de um poço de petróleo, uma das primeiras etapas é o assentamento dos revestimentos. A instalação do revestimento condutor pode ser realizada por cravação, jateamento ou perfurado com broca. Durante a cravação, quando o condutor está penetrando o solo, o revestimento pode ser obstruído parcialmente ou completamente. Esse tamponamento afeta negativamente a dinâmica da cravação e o comportamento do revestimento, pois, é necessário maior energia para continuar a penetração, acarretando maior custo e atraso do projeto. Sendo assim, esse trabalho visa estudar se há formação do tampão ao longo profundidade analisada e como o diâmetro do condutor afeta a formação do tampão durante a cravação em um solo argiloso. Para isso, utilizou-se o Método dos Elementos Finitos e a abordagem Euleriana-Lagrangiana Acoplada para a simulação, e o modelo de Mohr-Coulomb para a modelagem do solo. Como resultado, observou-se que não houve formação de tampão nos primeiros metros cravados e que o diâmetro influencia na formação do tampão, sendo proporcional o aumento do diâmetro com a formação do tampão.
Abstract: Due to high demand of energy and the continuous need of the society, oil fields that are easier to be explored, like onshore and shallow waters, are being exhausted. Hence, there is the need to explore new fields at deep waters, and requires technology and understanding of the phenomena. At the construction of a petroleum well, the conductor casing installation is one of the firsts steps. The installation of the conductor casing can be done by drilling, jetting or driving. During this process, the soil can obstruct the interior of the conductor, partially or completely, creating a soil plug. With the advancement of the pile penetration, the frictional resistance may increase, impeding further material entering the tube. It is called soil plug effect and can change the dynamic process and the casing behavior, once it will be needed more energy to complete the installation, thus this causes delay in the project and more cost. This work analysed the soil plug development during pile driving, at which depth the plug may be formed and how the diameter of the conductor influences the process. It was used Finite Element Method with the Coupled Eulerian-Lagrangian approach and Mohr-Coulomb model. And it was noticed that the conductor’s diameter interferes directly in the driving and the formation of the plug. For the results found in the beginning of penetration there weren’t any plug formed in the soil.
Palavras-chave: Método dos elementos finitos
Efeito tampão
Cravabilidade
Revestimento - Poços de petróleo
Finite Element Method
Plugging effect
Driveability
Coating - Petroleum wells
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia de Petróleo
Citação: BULANDEIRA, Sayonara Cavalcante. Estudo numérico de início do tamponamento na cravação do revestimento condutor em solos argilosos. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia do Petróleo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9120
Data do documento: 10-set-2021
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