00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE PETRÓLEO - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, João Paulo Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0330108534667053pt_BR
dc.contributor.referee1Barboza, Beatriz Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0880777552450659pt_BR
dc.contributor.referee2Várady Filho, Christiano Augusto Ferrario-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2896368842067623pt_BR
dc.contributor.referee3Gouveia, Lucas Pereira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7723601707648620pt_BR
dc.creatorBulandeira, Sayonara Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333623955265358pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-19T17:06:03Z-
dc.date.available2022-05-19-
dc.date.available2022-05-19T17:06:03Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.citationBULANDEIRA, Sayonara Cavalcante. Estudo numérico de início do tamponamento na cravação do revestimento condutor em solos argilosos. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia do Petróleo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9120-
dc.description.abstractDue to high demand of energy and the continuous need of the society, oil fields that are easier to be explored, like onshore and shallow waters, are being exhausted. Hence, there is the need to explore new fields at deep waters, and requires technology and understanding of the phenomena. At the construction of a petroleum well, the conductor casing installation is one of the firsts steps. The installation of the conductor casing can be done by drilling, jetting or driving. During this process, the soil can obstruct the interior of the conductor, partially or completely, creating a soil plug. With the advancement of the pile penetration, the frictional resistance may increase, impeding further material entering the tube. It is called soil plug effect and can change the dynamic process and the casing behavior, once it will be needed more energy to complete the installation, thus this causes delay in the project and more cost. This work analysed the soil plug development during pile driving, at which depth the plug may be formed and how the diameter of the conductor influences the process. It was used Finite Element Method with the Coupled Eulerian-Lagrangian approach and Mohr-Coulomb model. And it was noticed that the conductor’s diameter interferes directly in the driving and the formation of the plug. For the results found in the beginning of penetration there weren’t any plug formed in the soil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia de Petróleopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectEfeito tampãopt_BR
dc.subjectCravabilidadept_BR
dc.subjectRevestimento - Poços de petróleopt_BR
dc.subjectFinite Element Methodpt_BR
dc.subjectPlugging effectpt_BR
dc.subjectDriveabilitypt_BR
dc.subjectCoating - Petroleum wellspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleEstudo numérico de início do tamponamento na cravação do revestimento condutor em solos argilosospt_BR
dc.title.alternativeNumerical modelling of soil plug formation on conductor casing installationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDevido à alta demanda energética e à contínua necessidade da sociedade, campos de petróleo de fácil acesso, como campo onshore e em água rasas, estão sendo exauridos. Então surge a necessidade de exploração de novos campos em águas profundas. Para isso, é necessário tecnologia e entendimento dos fenômenos envolvidos. Na instalação de um poço de petróleo, uma das primeiras etapas é o assentamento dos revestimentos. A instalação do revestimento condutor pode ser realizada por cravação, jateamento ou perfurado com broca. Durante a cravação, quando o condutor está penetrando o solo, o revestimento pode ser obstruído parcialmente ou completamente. Esse tamponamento afeta negativamente a dinâmica da cravação e o comportamento do revestimento, pois, é necessário maior energia para continuar a penetração, acarretando maior custo e atraso do projeto. Sendo assim, esse trabalho visa estudar se há formação do tampão ao longo profundidade analisada e como o diâmetro do condutor afeta a formação do tampão durante a cravação em um solo argiloso. Para isso, utilizou-se o Método dos Elementos Finitos e a abordagem Euleriana-Lagrangiana Acoplada para a simulação, e o modelo de Mohr-Coulomb para a modelagem do solo. Como resultado, observou-se que não houve formação de tampão nos primeiros metros cravados e que o diâmetro influencia na formação do tampão, sendo proporcional o aumento do diâmetro com a formação do tampão.pt_BR
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