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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9052
Tipo: | Dissertação |
Título: | Conceituação, manipulação e aplicação de frações pelo método Singapura |
Título(s) alternativo(s): | Conceptualization, manipulacion and aplicacion of fractions by the singapore method’ |
Autor(es): | Santos, José Carlos Medeiros dos |
Primeiro Orientador: | Silva, Márcio Henrique Batista da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gouveia, Abraão Mendes do Rego |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, José Ivan da Silva |
Resumo: | Fração é com certeza uma das temáticas mais delicadas no currículo do Ensino de matemática no Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do Método de Singapura no ensino de frações, em especial a abordagem Concreto - Pictórico - Abstrata (APC). Frações sem dúvida é um conteúdo delicado, relevante e abstrato, principalmente para aqueles que nunca tiveram contato com esse conhecimento de forma bem elaborada. Conceituar fração não é nada fácil, pior ainda será manipular e aplicar se os conceitos não foram bem construídos. Aprendizagem essa que só se torna real quando é realizada de forma significativa, ou seja, de forma que o aluno possa conceituar, manipular e aplicar. Assim, vamos fazer uma breve abordagem sobre as três componentes consideradas juntas um tripé que norteiam o ensino e aprendizagem de Matemática de acordo com o professor e pesquisador Elon Lages Lima, que são: Conceituação, Manipulação e Aplicação. O método de Singapura é um dos métodos que surgem para que aluno tenha a possibilidade de construir o conceito de frações e assim tornando-se protagonista de sua aprendizagem e caminhando com autonomia no transcorrer do processo de aprendizagem ele possa tomar posse desse conhecimento sendo assim capaz de resolver problemas dos mais diversos, dessa natureza. Além de tratar com zelo, através do método de Singapura, a construção do conceito de frações, vamos também manipular para realizar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Vamos aplicar esse método em sala de aula com os alunos de 7o ano e fazer uma análise dos resultados. Um dos motivos para a realização deste trabalho se justifica pelo fato de que Singapura se tornou uma referência no ensino de matemática. (Assim diz a BBC: Os melhores estudantes de matemática do mundo estão em Cingapura, segundo a prova de avaliação internacional Pisa, realizada todos os anos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Não chega a surpreender, portanto, que o chamado "método de Cingapura" (também conhecido como "Mastery Approach" ou "Abordagem Maestria"), voltado ao ensino da matemática, tenha se espalhado por todo o mundo). Para finalizar vamos fazer uma análise dos problemas de frações abordados pela OBMEP, ENEM, PROVA BRASIL e CONCURSOS. Esperamos, com esta dissertação, contribuir para a construção de um ambiente de sala de aula provocador, onde o aluno seja de fato protagonista na construção do conhecimento e autônomo na capacidade de aprender. |
Abstract: | Fraction is certainly one of the most delicate topics in the curriculum of MathematicsTeaching in Elementary School. The purpose of this work is showing the importance of the Singapore Method in the teaching of fractions, especially the Concrete - Pictorial - Abstract (CPA) approach. Fractions certainly is a delicate, relevant and abstract content, especially for those who have never had contact with this knowledge in a well elaborated way. Conceptualizing fraction is not easy, worse still will be to manipulate and apply if the concept is not well constructed. This learning only becomes real when it is performed in a meaningful way. In other words, in a way that the student can conceptualize, manipulate and apply. Thus, we will make a brief approach on the three components considered together a tripod that guide the teaching and learning of Mathematics according to the teacher and researcher Elon Lages Lima, which are: Conceptualization, Manipulation and Application. The Singapore method is one of the methods that arise so that the student has the possibility to construct the concept of fractions. By becoming a protagonist of his learning and walking with autonomy in the course of the learning process, he can take possession of this knowledge, thus being able to solve problems of the most diverse, of that nature In addition to zealously building the concept of fractions, through the Singapore method, we will also manipulate to perform addition, subtraction, multiplication and division operations. We will apply this method in the classroom with the 7th grade students and do an analysis of the results. One reason for this work is justified by the fact that Singapore has become a benchmark in mathematics teaching. (This is how the BBC says: The best math students in the World are in Singapore, according to the international assessment test PISA, held annually by the OECD (Organization for Economic Cooperation and Development). It is therefore not surprising that the so-called "Singapore Method" (also known as the "Mastery Approach"), aimed at teaching mathematics, has spread all over the world. Finally, we will analyze the problems of fractions addressed by OBMEP, ENEM, PROVA BRASIL and COMPETITIONS. We hope, with this dissertation, to contribute to the construction of a provocative classroom environment, where the student is indeed protagonist in the construction of knowledge and autonomous in the capacity to learn. |
Palavras-chave: | Frações Método de Singapura Matemática – Estudo e ensino Operações com frações Resolução de problemas Fractions Singapore method Mathematics - Study and teaching Operations with fractions Problem solving |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | SANTOS, José Carlos Medeiros dos. Conceituação, manipulação e aplicação de frações pelo método Singapura. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9052 |
Data do documento: | 17-mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
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