00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9050
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ludicidade no ensino remoto: desafios e aprendizagens no ensino da língua inglesa durante a pandemia da covid-19
Título(s) alternativo(s): Ludicity in distance teaching: challenges and learning in English language teaching during the covid-19 pandemic
Autor(es): Silva, Elaine da
Primeiro Orientador: Silva, Rosycléa Dantas
metadata.dc.contributor.referee1: Pitombeira, Cátia Veneziano
metadata.dc.contributor.referee2: Rieger, Pedro Gustavo
Resumo: No Brasil, assim como em muitos países no mundo, escolas foram fechadas como parte das medidas de prevenção da COVID-19. Nesse cenário, muitas escolas adotaram o ensino remoto de emergência (HODGES et al., 2020) e os professores e alunos precisaram se adaptar ao ensino online. Levando em consideração esses aspectos, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar como dois professores de língua inglesa compreendem o trabalho com o lúdico no ensino remoto. Para tanto, utilizamos como suporte teórico os estudos recentes acerca do ensino remoto (ARRUDA, 2020; CORDEIRO, 2020; HODGES et al., 2020) e sobre ludicidade e educação (NOGUEIRA 2008; SANTOS, 2010; e SILVA; FANTINELLI, 2019). Os dados foram gerados por meio de entrevistas - via aplicativo de WhatsApp - com dois professores de língua inglesa que atuam em escolas públicas de Alagoas, Brasil. A análise qualitativa evidencia os desafios e aprendizagens que os professores experienciaram com a utilização do lúdico no ensino remoto, durante a pandemia da COVID-19. As implicações são apresentadas no campo da formação docente, com a adoção de saberes sobre tecnologias digitais e ensino online.
Abstract: In Brazil, as in many countries worldwide, schools were closed as part of the COVID-19 prevention measures. In this scenario, many schools have adopted emergency remote teaching (HODGES et al., 2020) and teachers and students have had to adapt to online teaching. Taking these aspects into consideration, the main goal of this study is to investigate how two English language teachers understand the ludic teaching in the context of remote teaching. For this purpose, we used as theoretical framework the recent studies on remote teaching (ARRUDA, 2020; CORDEIRO, 2020; HODGES et al., 2020) and on playfulness and education (NOGUEIRA 2008; SANTOS, 2010; and SILVA; FANTINELLI, 2019). The data generation was carried out through interviews - via WhatsApp application - with two English teachers who work in public schools in Alagoas, Brazil. The qualitative analysis shows the challenges and learnings experienced by teachers with regard to playfulness in remote teaching, during the COVID-19 pandemic. Implications are discussed in the field of teacher education, concerned with the adoption of knowledge about digital technologies and online teaching.
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino remoto
Lúdico
Pandemia da COVID-19
English language - Study and Teaching
Remote teaching
Ludic
COVID-19 pandemic
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês)
Citação: SILVA, Elaine da. Ludicidade no ensino remoto: desafios e aprendizagens no ensino da língua inglesa durante a pandemia da covid-19. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9050
Data do documento: 14-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.