00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rosycléa Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321605240777468pt_BR
dc.contributor.referee1Pitombeira, Cátia Veneziano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5795698668844195pt_BR
dc.contributor.referee2Rieger, Pedro Gustavo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3051068970567133pt_BR
dc.creatorSilva, Elaine da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3419007255985194pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T18:41:44Z-
dc.date.available2022-05-10-
dc.date.available2022-05-10T18:41:44Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, Elaine da. Ludicidade no ensino remoto: desafios e aprendizagens no ensino da língua inglesa durante a pandemia da covid-19. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9050-
dc.description.abstractIn Brazil, as in many countries worldwide, schools were closed as part of the COVID-19 prevention measures. In this scenario, many schools have adopted emergency remote teaching (HODGES et al., 2020) and teachers and students have had to adapt to online teaching. Taking these aspects into consideration, the main goal of this study is to investigate how two English language teachers understand the ludic teaching in the context of remote teaching. For this purpose, we used as theoretical framework the recent studies on remote teaching (ARRUDA, 2020; CORDEIRO, 2020; HODGES et al., 2020) and on playfulness and education (NOGUEIRA 2008; SANTOS, 2010; and SILVA; FANTINELLI, 2019). The data generation was carried out through interviews - via WhatsApp application - with two English teachers who work in public schools in Alagoas, Brazil. The qualitative analysis shows the challenges and learnings experienced by teachers with regard to playfulness in remote teaching, during the COVID-19 pandemic. Implications are discussed in the field of teacher education, concerned with the adoption of knowledge about digital technologies and online teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPandemia da COVID-19pt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleLudicidade no ensino remoto: desafios e aprendizagens no ensino da língua inglesa durante a pandemia da covid-19pt_BR
dc.title.alternativeLudicity in distance teaching: challenges and learning in English language teaching during the covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, assim como em muitos países no mundo, escolas foram fechadas como parte das medidas de prevenção da COVID-19. Nesse cenário, muitas escolas adotaram o ensino remoto de emergência (HODGES et al., 2020) e os professores e alunos precisaram se adaptar ao ensino online. Levando em consideração esses aspectos, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar como dois professores de língua inglesa compreendem o trabalho com o lúdico no ensino remoto. Para tanto, utilizamos como suporte teórico os estudos recentes acerca do ensino remoto (ARRUDA, 2020; CORDEIRO, 2020; HODGES et al., 2020) e sobre ludicidade e educação (NOGUEIRA 2008; SANTOS, 2010; e SILVA; FANTINELLI, 2019). Os dados foram gerados por meio de entrevistas - via aplicativo de WhatsApp - com dois professores de língua inglesa que atuam em escolas públicas de Alagoas, Brasil. A análise qualitativa evidencia os desafios e aprendizagens que os professores experienciaram com a utilização do lúdico no ensino remoto, durante a pandemia da COVID-19. As implicações são apresentadas no campo da formação docente, com a adoção de saberes sobre tecnologias digitais e ensino online.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.