00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
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Tipo: Dissertação
Título: Atualização da Política de Inovação e Planejamento Estratégico do NIT do Instituto Federal de Alagoas - IFAL
Título(s) alternativo(s): Innovation Policy update and Strategic Planning of the Technological Innovation Center at the Federal Institute of Alagoas - IFAL
Autor(es): Messias, Alana Jessica Vilela
Primeiro Orientador: Silva, Carlos Eduardo de Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Abud, Ana Karla de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Simone Silva dos Santos
Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) são considerados Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) no contexto da Lei de Inovação, que trata de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Observa-se que os IFs desempenham um papel essencial para o crescimento econômico e aplicação do conhecimento para o desenvolvimento social (dentro das interações da hélice tripla academia-governo-indústria). Nesse contexto, os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) detêm a responsabilidade de fomentar inovações e gerir a política de propriedade intelectual e inovação dessas ICTs. Com aprovação do novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) (Lei 13.243/2016), surgiu a necessidade de atualização da política de inovação das ICTs. Convêm ainda salientar, além da atualização dos documentos internos, a importância de se construir o planejamento estratégico do NIT, a partir de dados concretos, considerando a realidade da organização e legislação vigente, com métricas próprias de acompanhamento e avaliação dos resultados, para garantir a eficácia na execução de sua política inovação. Este trabalho teve por objetivo situar o NIT do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) diante de dados nacionais, propor atualização da política de inovação e elaborar proposta de planejamento estratégico do NIT, alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal 2019-2023. Para tanto, foi realizada análise de documentos internos do Ifal à luz do novo marco legal de CT&I, foram coletados e analisados dados dos IFs do Brasil (38 instituições, através da plataforma e-Sic, baseada na Lei de Acesso à Informação), e foi adotado o modelo Pronit para elaboração do planejamento. Dos principais resultados relacionados às informações fornecidas pelos IFs brasileiros percebeu-se que em relação a política de inovação 13% não possuíam, 40% não atualizaram sua política pela Lei 13.243/2016, 16% atualizaram, mas não publicaram e 31% atualizaram com base no Decreto 9.283/2018 complementando a Lei anteriormente mencionada. Ainda foram resultados: 60% dos IFs possuíam alguma atividade relacionada a incubadora de empresas, 34% eram credenciadas como unidades Embrapii, 40% não divulgaram seu portfólio tecnológico (Ifal divulga) e 45% disponibilizaram publicamente os fluxos, procedimentos e etc, sobre o funcionamento dos serviços tecnológicos. A política de inovação do Ifal era definida pela Resolução Nº 06/2017, mas não continha as modificações exigidas pelo Decreto 9.283/2018 que foram realizadas nesse trabalho, culminando na Resolução Nº 13/2020, onde se realizou modificações quanto a adequação e inclusão de definições (como incubadora de empresas, pólo tecnológico e etc.), dos objetivos e competência do NIT, assim como estímulo, participação e ganhos no processo de inovação. Verificou-se também que a partir da atualização da política de inovação feita em 2017, houve um crescimento do portfólio tecnólogico do Ifal, principalmente programas de computador (mais de 30), seguidos por patentes e desenho industrial. Foi elaborado um plano estratégico, com indicadores e metas além de plano de ação e mensuração para o Ifal até 2023.
Abstract: The Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs) are considered Scientific, Technological and Innovation Institutions (ICTs) in the context of the Innovation Law, which deals with incentives for innovation and scientific and technological research in the productive environment. It is observed that the IFs play an essential role for economic growth and application of knowledge for social development (within the interactions of the academic-government-industry triple helix). In this context, the Technological Innovation Centers (NITs) are responsible for fostering innovation and managing the intellectual property and innovation policy of these ICTs. With the approval of the new Legal Framework for Science, Technology and Innovation (ST&I) (Law 13.243/2016), the need to update the innovation policy of ICTs arose. It should also be noted, in addition to updating the internal documents, the importance of building the NIT's strategic planning, based on concrete data, considering the reality of the organization and current legislation, with its own metrics for monitoring and evaluating the results, to guarantee the effectiveness in the execution of its innovation policy. This work aimed to situate the NIT of the Federal Institute of Alagoas (Ifal) in the face of national data, propose updating the innovation policy and prepare a proposal for strategic planning of the NIT, aligned with the Institutional Development Plan (PDI) of Ifal 2019-2023. To this end, an analysis of Ifal's internal documents was carried out in light of the new legal framework for ST&I, data from the 38 IFs in Brazil (through the e-Sic platform, based on the Access to Information Law), were collected and analyzed. The Pronit model was adopted for planning preparation. Of the main results related to the information provided by the Brazilian IFs, it was noticed that in relation to the innovation policy, 13% did not have it, 40% did not update their policy by the Law 13.243/2016, 16% updated it, but did not publish it and 31% updated it based on Decree 9.283/2018, complementing the aforementioned Law. There were still results: 60% of the IFs had some activity related to business incubators, 34% were accredited as Embrapii units, 40% did not disclose their technological portfolio (Ifal discloses) and 45% made publicly available the flows, procedures, etc. about the operation of technological services. Ifal's innovation policy was defined by Resolution No. 06/2017, but it did not contain the changes required by Decree 9.283/2018 that were carried out in this work, culminating in Resolution No. 13/2020, where changes were made regarding the adequacy and inclusion of definitions (such as a business incubator, technology hub, etc.), of the objectives and competence of the NIT, as well as stimulation, participation and gains in the innovation process. It was also found that from the update of the innovation policy made in 2017, there was a growth in Ifal's technological portfolio, mainly computer programs (more than 30), followed by patents and industrial design. A strategic plan was prepared, with indicators and targets, as well as an action and measurement plan for Ifal until 2023.
Palavras-chave: Gestão de NITs
Planejamento estratégico
Institutos federais
Technological innovation centers management
Strategic planning
Federal institutes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT
Citação: Messias, Alana Jéssica Vilela. Atualização da política de inovação e planejamento estratégico do NIT do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) - Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9040
Data do documento: 30-jul-2021
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