00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8759
Tipo: Dissertação
Título: Construção e aplicação de uma sequência didática utilizando o tema gerador chás para o ensino de funções orgânicas no nível médio
Título(s) alternativo(s): Construction and application of a teaching sequence using the tea generator theme for the teaching of organic functions in the middle level
Autor(es): Dantas, Luana Maria Morais
Primeiro Orientador: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Xavier, Jadriane de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Laura Cristiane de
Resumo: O ensino de Química, com seus diversos contextos, sociais, culturais, tecnológicos e ambientais, proporciona janelas de possibilidades educacionais metodológicas, auxiliando na explanação, expansão e absorção dos seus variados conteúdos, levando cada vez mais a busca por abordagens alternativas que efetive o processo de ensino aprendizagem, opondo-se ao método tradicional. Para a uso dessa abordagem, buscando a construção do processo de ensino aprendizagem, aqui foi usada metodologias alternativas junto a uma turma de 3º ano médio de uma escola particular por meio do tema gerador chás para o ensino de funções orgânicas fazendo uso da construção e aplicação de uma Sequência Didática. O tema em questão foi usado por entender que os chás carregam uma bagagem significativa, possibilitando a abranger aqueles alunos que têm contato direto com o pé de plantas usadas como chás, perpassando os que têm esses chás em sachês em casa, e indo até àqueles que tomam chá gelado em restaurantes badalados. Os resultados descrevem todo o processo de participação, questionamentos, engajamentos e envolvimentos dos alunos ao longo da aplicação de desenvolvimento da SD, de modo que se acredita que as propostas apresentadas contribuíram de forma significativa para o processo de ensino aprendizagem, e fez com que o aluno se visse dentro do conteúdo deixando de ser mero espectador passando a ser protagonista e detentor do conhecimento.
Abstract: The teaching of Chemistry, with its diverse contexts, social, cultural, technological and environmental, provides windows of methodological educational possibilities, helping in the explanation, expansion and absorption of its varied contents, taking more and more the search for alternative approaches that effect the process of teaching-learning, opposing the traditional method. For the use this approach, seeking to build the teaching-learning process, here alternative methodologies were used with a 3rd grade class from a private school through the theme generator teas for teaching organic functions making use of the construction and application of a Didactic Sequence. The topic in question was because it understands that teas carry significant baggage, making it possible to cover those students who have direct contact with the plants used as teas, passing through those who have these teas in sachets at home, and going to those who drink iced tea in trendy restaurants. The results describe the entire process of participation, questioning, engagement and involvement of students throughout the application of Didactic Sequence development, so that it is believed that the proposals presented contributed significantly to the teaching-learning process, and made that the student if he saw sees himself within the content, ceasing to be a mere spectator, becoming the protagonist and holder of knowledge.
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Chás
Funções orgânicas
Sequências didáticas
Chemistry - Study and teaching
Teas
Organic functions
Didatic sequences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: Dantas, Luana Maria Morais. Construção e aplicação de uma sequência didática utilizando o tema gerador chás para o ensino de funções orgânicas no nível médio. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8759
Data do documento: 5-mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.