00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Jadriane de Almeida-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2878-5589pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0848188829995621pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Laura Cristiane de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0108-4360pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825393185550310pt_BR
dc.creatorDantas, Luana Maria Morais-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9415472797654215pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-24T18:07:38Z-
dc.date.available2022-03-24-
dc.date.available2022-03-24T18:07:38Z-
dc.date.issued2021-03-05-
dc.identifier.citationDantas, Luana Maria Morais. Construção e aplicação de uma sequência didática utilizando o tema gerador chás para o ensino de funções orgânicas no nível médio. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8759-
dc.description.abstractThe teaching of Chemistry, with its diverse contexts, social, cultural, technological and environmental, provides windows of methodological educational possibilities, helping in the explanation, expansion and absorption of its varied contents, taking more and more the search for alternative approaches that effect the process of teaching-learning, opposing the traditional method. For the use this approach, seeking to build the teaching-learning process, here alternative methodologies were used with a 3rd grade class from a private school through the theme generator teas for teaching organic functions making use of the construction and application of a Didactic Sequence. The topic in question was because it understands that teas carry significant baggage, making it possible to cover those students who have direct contact with the plants used as teas, passing through those who have these teas in sachets at home, and going to those who drink iced tea in trendy restaurants. The results describe the entire process of participation, questioning, engagement and involvement of students throughout the application of Didactic Sequence development, so that it is believed that the proposals presented contributed significantly to the teaching-learning process, and made that the student if he saw sees himself within the content, ceasing to be a mere spectator, becoming the protagonist and holder of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUIpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCháspt_BR
dc.subjectFunções orgânicaspt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaspt_BR
dc.subjectOrganic functionspt_BR
dc.subjectDidatic sequencespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleConstrução e aplicação de uma sequência didática utilizando o tema gerador chás para o ensino de funções orgânicas no nível médiopt_BR
dc.title.alternativeConstruction and application of a teaching sequence using the tea generator theme for the teaching of organic functions in the middle levelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO ensino de Química, com seus diversos contextos, sociais, culturais, tecnológicos e ambientais, proporciona janelas de possibilidades educacionais metodológicas, auxiliando na explanação, expansão e absorção dos seus variados conteúdos, levando cada vez mais a busca por abordagens alternativas que efetive o processo de ensino aprendizagem, opondo-se ao método tradicional. Para a uso dessa abordagem, buscando a construção do processo de ensino aprendizagem, aqui foi usada metodologias alternativas junto a uma turma de 3º ano médio de uma escola particular por meio do tema gerador chás para o ensino de funções orgânicas fazendo uso da construção e aplicação de uma Sequência Didática. O tema em questão foi usado por entender que os chás carregam uma bagagem significativa, possibilitando a abranger aqueles alunos que têm contato direto com o pé de plantas usadas como chás, perpassando os que têm esses chás em sachês em casa, e indo até àqueles que tomam chá gelado em restaurantes badalados. Os resultados descrevem todo o processo de participação, questionamentos, engajamentos e envolvimentos dos alunos ao longo da aplicação de desenvolvimento da SD, de modo que se acredita que as propostas apresentadas contribuíram de forma significativa para o processo de ensino aprendizagem, e fez com que o aluno se visse dentro do conteúdo deixando de ser mero espectador passando a ser protagonista e detentor do conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.