00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8757
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de transformações químicas por investigação: uma abordagem com alunos do 9° ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The teaching of chemical transformation by investigation: an approach with students from 9th grade
Autor(es): Gonçalves, André Pereira
Primeiro Orientador: Malta, Valéria Rodrigues dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Leonardo Vieira da
Resumo: Podendo ser abordada a partir de diversas temáticas e com enfoques distintos, é indispensável para a compreensão das transformações químicas a adoção de estratégias que vão além do ensino direcionado às reações químicas, símbolos e fórmulas. Destaco nessa dissertação a importância da alfabetização científica e da sequência de ensino investigativo na promoção da aprendizagem significativa. Desta forma, a aprendizagem de conceitos científicos relevantes torna-se o elo entre o conhecimento conceitual e as situações da vida real, gerando um impacto positivo para a motivação e a aprendizagem. Este trabalho objetiva contribuir no processo de ensino- aprendizagem de Transformações Químicas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a partir da elaboração de um produto educacional que estimule o uso de uma abordagem investigativa no processo de aprendizagem significativa. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa com ênfase nas observações feitas pelos participantes, cujo a finalidade é gerar conhecimento. O percurso metodológico consistiu-se em cinto etapas: levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionário, o problema experimental, o levantamento de hipóteses, a sistematização coletiva do conhecimento e a avaliação qualitativa por meio da elaboração de um jornal. Após a avaliação, foi possível constatar que a utilização da SEI (Sequência de Ensino Investigativa) como instrumento para promoção do ensino num contexto não formal promove situações que facilitam o entendimento das transformações químicas e sua associação ao cotidiano. Espera-se, dessa forma, que esse produto educacional promova uma melhor aceitação do ensino das transformações química, inspirando a criação de outras propostas educacionais baseadas na sequência de ensino investigativo.
Abstract: Chemical transformation can be addressed from different perspectives and different subjects. It is imperative to its understanding that the teaching strategy go beyond chemical reactions, symbols and formula. In this thesis I highlight the value of a scientific literacy and the sequence of an investigative teaching on the promotion of a meaningful learning. This way, the learning of pertinent scientific concepts becomes the link between conceptual knowledge and real-life situation, impacting positively on the motivation and learning. This essay aims to contribute on the process of a teaching-learning chemical transformations to 9th grade students from the elaboration of an educational product that stimulates the usage of an investigative approach on the process of meaningful learning. This thesis presents itself as a qualitative approach of an action research with emphasis on the observations made by the participants, whose goal is to generate knowledge. The five steps of the methodology used are: assessing the students’ previous knowledge through a quiz, proposing an experimental problem, proposing a hypothesis, collectively structuring the knowledge and the qualitative assessment trough a journal. After the assessment, we were able to verify that the usage of Investigative Teaching Sequence as an instrument to foment teaching in an informal context provides situations that favor the understanding of chemical transformations and how it associates with daily situations. This way, its expected that the educational product provides a better acceptance of the teaching of chemical transformations, inspiring other educational propositions based on the investigative teaching.
Palavras-chave: Química - Processo de ensino-aprendizagem
Transformações químicas
Ensino investigativo
Educação científica
Aprendizagem significativa
Chemistry - Teaching-learning process
Chemical transformations
Investigative teaching
Science education
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: Gonçalves, André Pereira. O ensino de transformações químicas por investigação: uma abordagem com alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2022. 59 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8757
Data do documento: 13-mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.