00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Malta, Valéria Rodrigues dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9000-9839pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4963825852843234pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leonardo Vieira da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4660-0231pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3401495568705461pt_BR
dc.creatorGonçalves, André Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3060267321712248pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-24T17:21:58Z-
dc.date.available2022-03-24-
dc.date.available2022-03-24T17:21:58Z-
dc.date.issued2021-03-13-
dc.identifier.citationGonçalves, André Pereira. O ensino de transformações químicas por investigação: uma abordagem com alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2022. 59 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8757-
dc.description.abstractChemical transformation can be addressed from different perspectives and different subjects. It is imperative to its understanding that the teaching strategy go beyond chemical reactions, symbols and formula. In this thesis I highlight the value of a scientific literacy and the sequence of an investigative teaching on the promotion of a meaningful learning. This way, the learning of pertinent scientific concepts becomes the link between conceptual knowledge and real-life situation, impacting positively on the motivation and learning. This essay aims to contribute on the process of a teaching-learning chemical transformations to 9th grade students from the elaboration of an educational product that stimulates the usage of an investigative approach on the process of meaningful learning. This thesis presents itself as a qualitative approach of an action research with emphasis on the observations made by the participants, whose goal is to generate knowledge. The five steps of the methodology used are: assessing the students’ previous knowledge through a quiz, proposing an experimental problem, proposing a hypothesis, collectively structuring the knowledge and the qualitative assessment trough a journal. After the assessment, we were able to verify that the usage of Investigative Teaching Sequence as an instrument to foment teaching in an informal context provides situations that favor the understanding of chemical transformations and how it associates with daily situations. This way, its expected that the educational product provides a better acceptance of the teaching of chemical transformations, inspiring other educational propositions based on the investigative teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUIpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica - Processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTransformações químicaspt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectChemistry - Teaching-learning processpt_BR
dc.subjectChemical transformationspt_BR
dc.subjectInvestigative teachingpt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO ensino de transformações químicas por investigação: uma abordagem com alunos do 9° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of chemical transformation by investigation: an approach with students from 9th gradept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoPodendo ser abordada a partir de diversas temáticas e com enfoques distintos, é indispensável para a compreensão das transformações químicas a adoção de estratégias que vão além do ensino direcionado às reações químicas, símbolos e fórmulas. Destaco nessa dissertação a importância da alfabetização científica e da sequência de ensino investigativo na promoção da aprendizagem significativa. Desta forma, a aprendizagem de conceitos científicos relevantes torna-se o elo entre o conhecimento conceitual e as situações da vida real, gerando um impacto positivo para a motivação e a aprendizagem. Este trabalho objetiva contribuir no processo de ensino- aprendizagem de Transformações Químicas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a partir da elaboração de um produto educacional que estimule o uso de uma abordagem investigativa no processo de aprendizagem significativa. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa com ênfase nas observações feitas pelos participantes, cujo a finalidade é gerar conhecimento. O percurso metodológico consistiu-se em cinto etapas: levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionário, o problema experimental, o levantamento de hipóteses, a sistematização coletiva do conhecimento e a avaliação qualitativa por meio da elaboração de um jornal. Após a avaliação, foi possível constatar que a utilização da SEI (Sequência de Ensino Investigativa) como instrumento para promoção do ensino num contexto não formal promove situações que facilitam o entendimento das transformações químicas e sua associação ao cotidiano. Espera-se, dessa forma, que esse produto educacional promova uma melhor aceitação do ensino das transformações química, inspirando a criação de outras propostas educacionais baseadas na sequência de ensino investigativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.