00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento dos estudantes de enfermagem em lesão por pressão: atualizando saberes e ressignificando a prática
Título(s) alternativo(s): Knowledge of nursing students in pressure injuries: updating knowledge and reframing practice: updating knowledge and reframing practice
Autor(es): Albuquerque, Rosário de Fátima Alves de
Primeiro Orientador: Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Divanise Suruagy
metadata.dc.contributor.referee2: França, Salomão Patrício de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Bezerra, Kátia Floripes
Resumo: As lesões por pressão são ocasionadas por vários fatores relacionados à internação e a condição clínica dos pacientes, e exige uma assistência integral por toda equipe de saúde em ações voltadas para a multidisciplinaridade e uma assistência livre de dano, uma vez que este agravo à saúde é potencialmente prevenível. Diretrizes nacionais e internacionais apresentam recomendações para a prevenção e o tratamento destas lesões, com vista a tornar a qualidade da assistência um indicador positivo. Em detrimento a essa abordagem, este estudo objetivou avaliar o conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre Lesão por Pressão, utilizando duas vertentes metodológicas: Aplicação do Teste de Conhecimento em Lesão por Pressão (TCLP) Caliri-Piper; e a ferramenta do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), em duas modalidades: OSCE Virtual e OSCE em cena real. Trata-se de um estudo exploratório transversal de amplo escopo, de abordagem quantitativa, realizado entre agosto e novembro de 2019, aplicado aos estudantes de enfermagem do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), em um hospital público na cidade de Maceió, Alagoas. Cada método aplicado fluiu para uma produção científica conectadas entre si, cujos resultados estão apresentados nesta dissertação em quatro artigos científicos. Este estudo também gerou dois produtos educacionais: um Seminário de Intervenção em Lesão por Pressão e um livro intitulado “Descomplicando a abordagem em Lesão por Pressão: um guia para boas práticas”.
Abstract: Pressure injuries are caused by several factors related to hospitalization and the clinical condition of patients, and require comprehensive assistance by the entire health team, in actions aimed at multidisciplinarity for harm-free assistance, since this health problem it is potentially preventable. National and international guidelines present recommendations for the prevention and treatment of these injuries, with a view to making the quality of care a positive indicator. In detriment to this approach, this study aimed to evaluate the knowledge of nursing students about Pressure Injury, using two methodologies: Application of the Knowledge Test – TCLP Caliri-Piper; and the Structured Objective Clinical Examination Tool – OSCE, in two modalities: Virtual OSCE and OSCE in real scene. This is a cross-sectional exploratory study with a broad scope, with a quantitative approach, carried out between August and November 2019, applied to nursing students in Supervised Curricular Internship, in a public hospital in the city of Maceió, Alagoas. Each Applied method flowed into a scientific production, connected to each other, the results of which are presented in this dissertation in four scientific articles. This study also generated two educational products: a Pressure Injury Intervention Seminar and a book entitled “Uncomplicating the Pressure Injury approach: a guide to good practice”.
Palavras-chave: Lesão por pressão - Conhecimento
Estudantes de enfermagem
Pressure injury - Knowledge
Nursing student
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: ALBUQUERQUE, Rosário de Fátima Alves de. Conhecimento dos estudantes de Enfermagem em lesão por pressão: atualizando saberes e ressignificando a prática. 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado profissional em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8700
Data do documento: 19-abr-2021
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