00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455567894430418pt_BR
dc.contributor.referee1Correia, Divanise Suruagy-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587796198121901pt_BR
dc.contributor.referee2França, Salomão Patrício de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7127560420068219pt_BR
dc.contributor.referee3Bezerra, Kátia Floripes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7209696530856644pt_BR
dc.creatorAlbuquerque, Rosário de Fátima Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8587105024978028pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T20:16:57Z-
dc.date.available2022-03-17-
dc.date.available2022-03-17T20:16:57Z-
dc.date.issued2021-04-19-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Rosário de Fátima Alves de. Conhecimento dos estudantes de Enfermagem em lesão por pressão: atualizando saberes e ressignificando a prática. 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado profissional em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8700-
dc.description.abstractPressure injuries are caused by several factors related to hospitalization and the clinical condition of patients, and require comprehensive assistance by the entire health team, in actions aimed at multidisciplinarity for harm-free assistance, since this health problem it is potentially preventable. National and international guidelines present recommendations for the prevention and treatment of these injuries, with a view to making the quality of care a positive indicator. In detriment to this approach, this study aimed to evaluate the knowledge of nursing students about Pressure Injury, using two methodologies: Application of the Knowledge Test – TCLP Caliri-Piper; and the Structured Objective Clinical Examination Tool – OSCE, in two modalities: Virtual OSCE and OSCE in real scene. This is a cross-sectional exploratory study with a broad scope, with a quantitative approach, carried out between August and November 2019, applied to nursing students in Supervised Curricular Internship, in a public hospital in the city of Maceió, Alagoas. Each Applied method flowed into a scientific production, connected to each other, the results of which are presented in this dissertation in four scientific articles. This study also generated two educational products: a Pressure Injury Intervention Seminar and a book entitled “Uncomplicating the Pressure Injury approach: a guide to good practice”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLesão por pressão - Conhecimentopt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectPressure injury - Knowledgept_BR
dc.subjectNursing studentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleConhecimento dos estudantes de enfermagem em lesão por pressão: atualizando saberes e ressignificando a práticapt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of nursing students in pressure injuries: updating knowledge and reframing practice: updating knowledge and reframing practicept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs lesões por pressão são ocasionadas por vários fatores relacionados à internação e a condição clínica dos pacientes, e exige uma assistência integral por toda equipe de saúde em ações voltadas para a multidisciplinaridade e uma assistência livre de dano, uma vez que este agravo à saúde é potencialmente prevenível. Diretrizes nacionais e internacionais apresentam recomendações para a prevenção e o tratamento destas lesões, com vista a tornar a qualidade da assistência um indicador positivo. Em detrimento a essa abordagem, este estudo objetivou avaliar o conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre Lesão por Pressão, utilizando duas vertentes metodológicas: Aplicação do Teste de Conhecimento em Lesão por Pressão (TCLP) Caliri-Piper; e a ferramenta do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), em duas modalidades: OSCE Virtual e OSCE em cena real. Trata-se de um estudo exploratório transversal de amplo escopo, de abordagem quantitativa, realizado entre agosto e novembro de 2019, aplicado aos estudantes de enfermagem do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), em um hospital público na cidade de Maceió, Alagoas. Cada método aplicado fluiu para uma produção científica conectadas entre si, cujos resultados estão apresentados nesta dissertação em quatro artigos científicos. Este estudo também gerou dois produtos educacionais: um Seminário de Intervenção em Lesão por Pressão e um livro intitulado “Descomplicando a abordagem em Lesão por Pressão: um guia para boas práticas”.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.