00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Na virada do maracatu”: territorialidade cultural e midiática na sede do Coletivo Afrocaeté.
Título(s) alternativo(s): “Na virada do Maracatu”: cultural and media territoriality at the headquaters of Coletivo AfroCaeté.
Autor(es): Lima, Letícia Sant’ Ana Nascimento de
Primeiro Orientador: Pires, Victor de Almeida Nobre
metadata.dc.contributor.referee1: Ávila, Janayna da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho
Resumo: O Coletivo AfroCaeté, grupo percussivo alagoano sediado no bairro de Jaraguá, surge em 2009, após quase 100 anos de silenciamento da prática do Maracatu em Alagoas. A perseguição e a repressão às manifestações religiosas e culturais de matriz africana no estado, culminadas, em 1912, no episódio violento do Quebra de Xangô, servem como elemento motivador para a realização de ações com foco na identidade negra, desenvolvidas por grupos percussivos em Maceió. Uma delas é o Ensaio Aberto, evento gratuito promovido pelo AfroCaeté, com shows uma vez ao mês, que tem servido como ponto de encontro da juventude local e de afirmação de certos valores, como resistência cultural e revitalização do histórico Jaraguá. Tal processo de ocupação resulta em negociações e formas diversas de vivenciar a cidade tanto pelos membros do Coletivo quanto pelos frequentadores do território reinventado do Ensaio Aberto. A atividade em foco confere ao espaço da sede do grupo um valor cultural (FRITH, 1996) e surge como uma ação imprevista às políticas públicas. O presente trabalho objetiva entender como se ressignifica o espaço da sede, o bairro e a prática musical durante o evento em tela. Traça a trajetória desse coletivo cultural, por meio de uma cartografia das produções musicais em Maceió.
Abstract: Coletivo AfroCaeté, a percussive group from Alagoas located in the Jaraguá neighborhood, emerges in 2009, after almost 100 years of silencing the practice of Maracatu in Alagoas. The persecution and repression of religious and cultural manifestations of African origin in the state, culminating in 1912, in the violent episode called Quebra de Xangô, serve as a motivating element for carrying out actions focused on black identity, developed by percussive groups in Maceió. One of them is the Ensaio Aberto, a free event promoted by AfroCaeté, with shows once a month, which has served as a meeting point for local youth and the affirmation of certain values, such as cultural resistance and revitalization of the historic Jaraguá. Such an occupation process results in negotiations and different ways of experiencing the city both by the members of the Collective and by the regulars of the reinvented territory of Ensaio Aberto. The activity in focus gives the space of the group's headquarters a cultural value (FRITH, 1996) and emerges as an unforeseen action to public policies. The present work understand how the space of the headquarters, the neighborhood and the musical practice are re-signified during the event on screen. It traces the trajectory of this cultural collective, by means of a cartography of musical productions in Maceió.
Palavras-chave: Coletivo AfroCaeté (Maracatu) - Alagoas
Maracatu
Ensaio aberto
Territorialidade
Open rehearsal
Territoriality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Jornalismo
Citação: LIMA, Letícia Sant’ Ana Nascimento de. “Na virada do maracatu”: territorialidade cultural e midiática na sede do Coletivo Afrocaeté. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8677
Data do documento: 5-jun-2020
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