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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8665
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Elaboração de uma cartilha educativa para o ensino de química dos alimentos |
Título(s) alternativo(s): | Drawing an educational food chemistry chemistry educational |
Autor(es): | Santos, Sanielly Pimentel Araújo dos |
Primeiro Orientador: | Paula, Francine Santos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Monique Gabriella Angelo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Miranda, Edmar Carvalho de |
Resumo: | A habilidade de ensinar por atividades investigativas vem tomando a perspectiva do ensino de Química, em um movimento de aliar os conhecimentos científicos aos conhecimentos escolares, obtendo uma transformação no método tradicional de ensino. Os aspectos que causam esse cenário na Educação Básica são diversos, mas podemos destacar o desinteresse por parte dos estudantes, somado à carência de aulas práticas e de materiais didáticos que visem facilitar esse aprendizado. Observa-se que alguns temas específicos necessitam ser trabalhados com materiais paradidáticos. Este trabalho apresenta uma proposta de elaboração de uma Cartilha Educativa de forma a contextualizar o ensino de Química através da temática Alimentos. Na confecção desta, foram explanados temas como a importância da alimentação e a classificação dos nutrientes quanto à composição química (Proteínas, Carboidratos, Lipídios, Vitaminas, Sais Minerais e Água), mostrando como essa ciência está próxima de nós e contribui para a melhoria de vida e bem-estar. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, transferência didática de conteúdos científicos e a constituição da cartilha. O presente trabalho permitiu concluir que tarefas que aplicam cartilha podem refletir no diferencial para o ensino de temas relativos à área da química, em especial Química dos Alimentos, em uma forma mais atingível aos alunos e à sociedade em geral. |
Abstract: | The ability to teach through investigative activities has taken the perspective of teaching chemistry, in a movement to combine scientific knowledge with school knowledge, obtaining a transformation in the traditional method of teaching. The aspects that cause this scenario in Basic Education are diverse, but we can highlight the lack of interest on the part of students, added to the lack of practical classes and didactic materials that aim to facilitate this learning. It is observed that some specific themes need to be worked with paradidmatic materials. This paper presents a proposal for the elaboration of an Educational Booklet in order to contextualize the teaching of Chemistry through the theme Food. In its preparation, topics such as the importance of food and the classification of nutrients in chemical composition (Proteins, Carbohydrates, Lipids, Vitamins, Mineral Salts and Water) were explained, showing how this science is close to us and contributes to the improvement of life and well-being. To this end, bibliographic research, didactic transfer of scientific contents and the constitution of the booklet were performed. The present work concluded that tasks that apply primer can reflect the differential for the teaching of subjects related to the area of chemistry, especially Food Chemistry, in a way more attainable to students and society in general. |
Palavras-chave: | Cartilha educativa Ensino de Química Química dos alimentos Educational booklet Chemistry teaching Food chemistry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química |
Citação: | Santos, Sanielly Pimentel Araújo dos. Elaboração de uma cartilha educativa para o ensino de química dos alimentos. 2022. 54 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8665 |
Data do documento: | 5-set-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
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