06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA ENSINO A DISTÂNCIA- UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8664
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A confecção e a aplicação do jogo dominó algébrico em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Dois Riachos, AL para aprendizagem de equações do primeiro grau: um estudo de caso.
Autor(es): Silva, Deyse Kristiny Ferreira
Primeiro Orientador: Mendonça, Fernando Antonio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Lozada, Cláudia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Albuquerque, Ivan Araújo Cordeiro de
Resumo: O presente artigo consiste em um estudo de caso feito através de uma pesquisa que foi feita em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental II. O mesmo fundamenta-se no conteúdo de jogos e Álgebra, e mostra uma conexão entre os jogos e o ensino-aprendizagem das equações de primeiro grau. É proposto o ensino de Álgebra e sua importância com planejamentos e jogos didáticos, para melhorar o ambiente de sala de aula, deixando mais prazeroso o estudo de Matemática. A partir disso, essa investigação aborda o lúdico e a utilização do Jogo do Dominó Algébrico como recurso metodológico e a resolução de problemas para o ensino-aprendizagem voltado para o cotidiano, de modo que os alunos compreendam facilmente seu conceito e sua aplicação na prática.
Abstract: The present paper consists of a case study done through a research that was done in a class of the 7th year of Elementary School II. It is based on the content of games and Algebra, and shows a connection between games and the teaching-learning of first-degree equations. It is proposed to teach Algebra and its importance with planning and didactic games, to improve the classroom environment, making the study of Mathematics more enjoyable. From this, this investigation addresses the playfulness and the use of the Algebraic Domino Game as a methodological resource and the problem solving for teaching-learning focused on everyday life, so that students easily understand its concept and its application in practice.
Palavras-chave: Álgebra
Ensino aprendizagem
Jogos de matemática
Dois Riachos - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática Ensino a Distância - Licenciatura
Citação: SILVA, Deyse Kristiny Ferreira. A confecção e a aplicação do jogo dominó algébrico em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Dois Riachos, AL para aprendizagem de equações do primeiro grau: um estudo de caso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Unidade Educacional Santana do Ipanema, Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8664
Data do documento: 27-jul-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA ENSINO A DISTÂNCIA- UNIDADE SANTANA DO IPANEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.