06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA ENSINO A DISTÂNCIA- UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Fernando Antonio Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8147664686175269pt_BR
dc.contributor.referee1Lozada, Cláudia de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159685938643830pt_BR
dc.contributor.referee2Albuquerque, Ivan Araújo Cordeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6796621147237986pt_BR
dc.creatorSilva, Deyse Kristiny Ferreira-
dc.date.accessioned2022-03-11T00:25:08Z-
dc.date.available2022-01-31-
dc.date.available2022-03-11T00:25:08Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.citationSILVA, Deyse Kristiny Ferreira. A confecção e a aplicação do jogo dominó algébrico em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Dois Riachos, AL para aprendizagem de equações do primeiro grau: um estudo de caso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Unidade Educacional Santana do Ipanema, Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8664-
dc.description.abstractThe present paper consists of a case study done through a research that was done in a class of the 7th year of Elementary School II. It is based on the content of games and Algebra, and shows a connection between games and the teaching-learning of first-degree equations. It is proposed to teach Algebra and its importance with planning and didactic games, to improve the classroom environment, making the study of Mathematics more enjoyable. From this, this investigation addresses the playfulness and the use of the Algebraic Domino Game as a methodological resource and the problem solving for teaching-learning focused on everyday life, so that students easily understand its concept and its application in practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos de matemáticapt_BR
dc.subjectDois Riachos - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA confecção e a aplicação do jogo dominó algébrico em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Dois Riachos, AL para aprendizagem de equações do primeiro grau: um estudo de caso.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo consiste em um estudo de caso feito através de uma pesquisa que foi feita em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental II. O mesmo fundamenta-se no conteúdo de jogos e Álgebra, e mostra uma conexão entre os jogos e o ensino-aprendizagem das equações de primeiro grau. É proposto o ensino de Álgebra e sua importância com planejamentos e jogos didáticos, para melhorar o ambiente de sala de aula, deixando mais prazeroso o estudo de Matemática. A partir disso, essa investigação aborda o lúdico e a utilização do Jogo do Dominó Algébrico como recurso metodológico e a resolução de problemas para o ensino-aprendizagem voltado para o cotidiano, de modo que os alunos compreendam facilmente seu conceito e sua aplicação na prática.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA ENSINO A DISTÂNCIA- UNIDADE SANTANA DO IPANEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.