00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Tenório, Nereu Victor Nazário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2889087601012819pt_BR
dc.creatorPacheco, Michel Valdemir da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4941071931526620pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-08T04:43:34Z-
dc.date.available2022-03-07-
dc.date.available2022-03-08T04:43:34Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationPacheco, Michel Valdemir da Silva. Química forense como estratégia para motivação do processo de ensino aprendizagem de química. 2022. 38 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8652-
dc.description.abstractIn this work, we will address a new concept of class in order to seek the student's interest in the subject and thus have an achievement. I emphasize here that forensic chemistry is a didactic strategy for motivation in the teaching and learning process of Chemistry, and it can be used in different ways. This work presents as a methodological proposal the exposition of the class, through experiments, didactic videos, films and episodes of crime scene investigation (CSI) arousing the curiosity of students so that they can obtain a greater understanding of various subjects of chemistry, through the association and abstraction of the concepts involved in the scenes that are presented directly and/or indirectly, promoting the construction of scientific and critical thinking, since one of the main difficulties in teaching chemistry is the students' lack of interest in the discipline. It is important to know that the construction of teaching always tends to come with a very important background to continue this construction of knowledge, that is, it is the beginning of learning to move forward with the transmission of new knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica forense - Didáticapt_BR
dc.subjectQuimica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias didáticas - Químicapt_BR
dc.subjectForensic chemistry - Didaticpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDidatic strategies - Chemistrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleQuímica forense como estratégia para motivação do processo de ensino aprendizagem de químicapt_BR
dc.title.alternativeForensic chemistry as a strategy to motivate the teaching and learning process of chemistrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho iremos abordar uma nova concepção de aula afim de buscar o interesse do aluno pela disciplina e com isso ter um aproveitamento. Friso aqui que a química forense é uma estratégia didática para motivação no processo de ensino e aprendizagem de Química, podendo ser utilizada de diversas formas. Este trabalho apresenta como proposta metodológica a exposição de aula, através de experimentos, vídeos didáticos, filmes e episódios de crime scene investigation (CSI) despertando a curiosidade nos alunos de modo que consigam obter uma maior compreensão de diversos assuntos de química, por meio da associação e abstração dos conceitos envolvidos nas cenas que se apresentam de maneira direta e/ou indireta, promovendo a construção de um pensamento científico e críticos, visto que uma das principais dificuldades do ensino de química é o desinteresse dos alunos pela disciplina. É importante saber que a construção do ensino sempre tende a vim com uma bagagem muito importante para dar continuidade a essa construção de conhecimento, ou seja, é o inicio do aprendizado para seguir adiante com transmissão de novos conhecimentos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quimica forense como estrategia para motivacao do processo de ensino aprendizagem de quimica.pdf789.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.