Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8651
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Metodologias de ensino sobre educação ambiental por meio da disciplina química |
Título(s) alternativo(s): | Methodologies of teaching on environmental education through chemical discipline |
Autor(es): | Silva, Maria Madalena Gomes da |
Primeiro Orientador: | Paula, Francine Santos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Monique Gabriella Angelo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Xavier, Jadriane de Almeida |
Resumo: | Encontrar maneiras que facilitem a forma de se trabalhar o conhecimento sempre foi um desafios para os educadores, por essa razão o ensino tradicional, é criticado devido à ação passiva do aprendiz que geralmente é tratado como mero ouvinte das informações que o professor expõe. Essa prática de ensino não relaciona os conhecimentos prévios que os estudantes construíram ao longo de sua vida. O emprego de aulas práticas é uma estratégia didática imprescindível para o processo de construção do conhecimento científico, estimulando o caráter investigativo, a aprendizagem colaborativa e a tomada de decisão. Neste trabalho, serão analisadas experiências de uma escola após intervenção pedagógica. Os resultados obtidos mostra claramente como houve melhorias no ensino de Química, que é a área com foco de atuação, e teve como objetivo buscar soluções mais criativas e motivadoras para as aulas, e assim contribuir para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. |
Abstract: | Finding ways that facilitate how to work knowledge has always been a challenge for educators, hence traditional teaching is criticized due to the passive action of the learner who is usually treated as a mere listener of the information the teacher exposes. This teaching practice does not relate the prior knowledge students have built throughout their lives. The use of practical classes is an essential didactic strategy for the process of construction of scientific knowledge, stimulating the investigative character, collaborative learning and decision making. In this work, we will analyze the experiences of a school after pedagogical intervention. The results clearly show how there were improvements in the teaching of Chemistry, which is the area with a focus of action, and aimed to find more creative and motivating solutions for classes, and thus contribute to the formation of critical and active citizens in society. |
Palavras-chave: | Educação Espaço escolar Ensino de Química Education School space Teaching of chemistry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química |
Citação: | Silva, Maria Madalena Gomes da. Metodologias de ensino sobre educação ambiental por meio da disciplina química. 2022. 62 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8651 |
Data do documento: | 29-out-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Metodologias de ensino sobre educacao ambiental por meio da disciplina quimica.pdf | 5.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.