00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8643
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Direito de aprendizagem e desenvolvimento a percepção dos estudantes estagiários em relação às interações e brincadeiras na educação infantil
Autor(es): Veiga Neto, João Cavalcante
Primeiro Orientador: Costa, Marta de Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Montenegro, Patrícia Cavalcanti Ayres
metadata.dc.contributor.referee2: Montenegro, Eduardo Luiz Lopes
Resumo: O estudo qualitativo e descritivo objetivou descrever a percepção dos Estudantes Estagiários em relação ao uso das interações e brincadeiras na Educação Infantil para o direito de desenvolvimento e aprendizagem. Optamos por entrevistar 10 (dez) Estudantes vinculados Curso de Educação Física – Licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que já cursaram Estágio Supervisionado I (Educação Infantil). Para captação dos discursos, foi utilizado um roteiro de entrevista composto por questões abertas, onde procurou buscar, através do pensamento intersubjetivo dos Estudantes Estagiários, explorar situações vividas em condições concretas de estágio. Para a análise dos dados o estudo propôs a análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC - Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se - (BRASIL, 2017), definiram o caminho para a categorização dos dados e para análise descritiva. Percebemos que os estudantes do curso de Educação Física, em sua formação acadêmica inicial, já assimilam que as brincadeiras e interações são importantes para o desenvolvimento da criança e que auxiliam no processo de aprendizagem. Com relação a importância dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, percebemos que os estudantes entrevistados reconhecem e valorizam essa importância desses direitos. Em relação a visão dos entrevistados a respeito da relação professor e aluno, percebe-se que eles compreendem que esta relação deve ser horizontal, baseada no diálogo e respeito. Dessa forma, observamos que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da educação infantil constituem um avanço legal com relação ao processo de formação da criança e que os estudantes de Educação Física estão cientes da importância desses direitos em sua prática pedagógica.
Abstract: Nenhum
Palavras-chave: Educação Infantil
Educação Física
Estágio Supervisionado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: VEIGA NETO, João Cavalcante. Direito de aprendizagem e desenvolvimento: a percepção dos estudantes estagiários em relação às interações e brincadeiras na educação infantil. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8643
Data do documento: 16-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.