00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Marta de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0623576097777286pt_BR
dc.contributor.referee1Montenegro, Patrícia Cavalcanti Ayres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2669673192186145pt_BR
dc.contributor.referee2Montenegro, Eduardo Luiz Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7366102376841217pt_BR
dc.creatorVeiga Neto, João Cavalcante-
dc.date.accessioned2022-03-06T19:12:01Z-
dc.date.available2022-02-27-
dc.date.available2022-03-06T19:12:01Z-
dc.date.issued2019-04-16-
dc.identifier.citationVEIGA NETO, João Cavalcante. Direito de aprendizagem e desenvolvimento: a percepção dos estudantes estagiários em relação às interações e brincadeiras na educação infantil. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8643-
dc.description.abstractNenhumpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleDireito de aprendizagem e desenvolvimento a percepção dos estudantes estagiários em relação às interações e brincadeiras na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO estudo qualitativo e descritivo objetivou descrever a percepção dos Estudantes Estagiários em relação ao uso das interações e brincadeiras na Educação Infantil para o direito de desenvolvimento e aprendizagem. Optamos por entrevistar 10 (dez) Estudantes vinculados Curso de Educação Física – Licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que já cursaram Estágio Supervisionado I (Educação Infantil). Para captação dos discursos, foi utilizado um roteiro de entrevista composto por questões abertas, onde procurou buscar, através do pensamento intersubjetivo dos Estudantes Estagiários, explorar situações vividas em condições concretas de estágio. Para a análise dos dados o estudo propôs a análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC - Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se - (BRASIL, 2017), definiram o caminho para a categorização dos dados e para análise descritiva. Percebemos que os estudantes do curso de Educação Física, em sua formação acadêmica inicial, já assimilam que as brincadeiras e interações são importantes para o desenvolvimento da criança e que auxiliam no processo de aprendizagem. Com relação a importância dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, percebemos que os estudantes entrevistados reconhecem e valorizam essa importância desses direitos. Em relação a visão dos entrevistados a respeito da relação professor e aluno, percebe-se que eles compreendem que esta relação deve ser horizontal, baseada no diálogo e respeito. Dessa forma, observamos que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da educação infantil constituem um avanço legal com relação ao processo de formação da criança e que os estudantes de Educação Física estão cientes da importância desses direitos em sua prática pedagógica.pt_BR
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