06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8601
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação e ludicidade: a importância dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem dos alunos do ensino infantil
Autor(es): Gomes, Aislene de Farias
Souza, Rita Ellen Correia de
Primeiro Orientador: Sobral, Denson André Pereira da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Figueiredo, Carla Taciane
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Wirna Maria Matos Santos
Resumo: O presente trabalho surge das provocações existentes nas disciplinas de estágio onde identificamos, de um lado, uma maior receptividade dos educados por abordagens pedagógicas usando o lúdico e, por outro, a resistência de alguns docentes em efetivar o lúdico nas rotinas didáticas. Mas qual é a efetividade dos recursos lúdicos na Educação Infantil (EI)? Para responder essa problemática definimos como objetivo geral fazer um trabalho de pesquisa bibliográfica analisando a aplicabilidade de jogos brinquedos e brincadeiras na EI e como objetivos específicos, fazer levantamento de dados históricos sobre a temática, examinar a bibliografia disponível que contribuam sobre o tema e investigar as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento integral da criança. Como metodologia utilizaremos a Pesquisa Bibliográfica e Narrativa (KECH, 1997; SOUSA, OLIVEIRA, ALVES, 2021; SOUSA & CABRAL, 2015; SAHAGOFF, 2015) consistindo em uma sequência de procedimentos como escolha do tema, levantamento preliminar bibliográfico, definição de problema, aprofundamento do levantamento, seleção dos textos, localização das fontes levantadas, fichamento, análise e interpretação até a escrita desse trabalho, como também a produção de um relato de experiência dentro da perspectiva metodológica da pesquisa narrativa. Como referências bibliográficas centrais utilizamos intelectuais como Lev Vygotsky, Jean Piaget, Gisela Wajskop e Tizuko Kishimoto.
Abstract: The present work arises from the existing provocations in the internship disciplines where we identified, on the one hand, a greater receptivity of the educated for pedagogical approaches using the ludic and, on the other, the resistance of some teachers to make the ludic effective in the didactic routines. But what is the effectiveness of recreational resources in Early Childhood Education (EI)? To answer this issue, we defined as a general objective to carry out a bibliographical research work analyzing the applicability of games, toys and games in IE and as specific objectives, to survey historical data on the subject, examine the available bibliography that contribute to the theme and investigate the contributions of playfulness for the integral development of the child. As a methodology, we will use Bibliographic and Narrative Research (KECH, 1997; SOUSA, OLIVEIRA, ALVES, 2021; SOUSA & CABRAL, 2015; SAHAGOFF, 2015) consisting of a sequence of procedures such as choice of topic, preliminary bibliographic survey, problem definition, deepening of the survey, selection of texts, location of the sources raised, notation, analysis and interpretation until the writing of this work, as well as the production of an experience report within the methodological perspective of narrative research. As central bibliographic references we use intellectuals such as Lev Vygotsky, Jean Piaget, Gisela Wajskop and Tizuko Kishimoto.
Palavras-chave: Educação infantil
Ludicidade
Ludoeducação
Brincadeiras
Ensino e aprendizagem
Playfulness
Child Education
Play Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: GOMES, Aislene de Farias; SOUZA, Rita Ellen Correia de. Educação e ludicidade: a importância dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem dos alunos do ensino infantil. 2022. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8601
Data do documento: 27-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.