06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sobral, Denson André Pereira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4667210048163644pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Carla Taciane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899231100500890pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Wirna Maria Matos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416351901554368pt_BR
dc.creatorGomes, Aislene de Farias-
dc.creatorSouza, Rita Ellen Correia de-
dc.date.accessioned2022-03-02T21:33:17Z-
dc.date.available2022-03-02-
dc.date.available2022-03-02T21:33:17Z-
dc.date.issued2022-02-27-
dc.identifier.citationGOMES, Aislene de Farias; SOUZA, Rita Ellen Correia de. Educação e ludicidade: a importância dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem dos alunos do ensino infantil. 2022. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8601-
dc.description.abstractThe present work arises from the existing provocations in the internship disciplines where we identified, on the one hand, a greater receptivity of the educated for pedagogical approaches using the ludic and, on the other, the resistance of some teachers to make the ludic effective in the didactic routines. But what is the effectiveness of recreational resources in Early Childhood Education (EI)? To answer this issue, we defined as a general objective to carry out a bibliographical research work analyzing the applicability of games, toys and games in IE and as specific objectives, to survey historical data on the subject, examine the available bibliography that contribute to the theme and investigate the contributions of playfulness for the integral development of the child. As a methodology, we will use Bibliographic and Narrative Research (KECH, 1997; SOUSA, OLIVEIRA, ALVES, 2021; SOUSA & CABRAL, 2015; SAHAGOFF, 2015) consisting of a sequence of procedures such as choice of topic, preliminary bibliographic survey, problem definition, deepening of the survey, selection of texts, location of the sources raised, notation, analysis and interpretation until the writing of this work, as well as the production of an experience report within the methodological perspective of narrative research. As central bibliographic references we use intellectuals such as Lev Vygotsky, Jean Piaget, Gisela Wajskop and Tizuko Kishimoto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectLudoeducaçãopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectChild Educationpt_BR
dc.subjectPlay Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEducação e ludicidade: a importância dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem dos alunos do ensino infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho surge das provocações existentes nas disciplinas de estágio onde identificamos, de um lado, uma maior receptividade dos educados por abordagens pedagógicas usando o lúdico e, por outro, a resistência de alguns docentes em efetivar o lúdico nas rotinas didáticas. Mas qual é a efetividade dos recursos lúdicos na Educação Infantil (EI)? Para responder essa problemática definimos como objetivo geral fazer um trabalho de pesquisa bibliográfica analisando a aplicabilidade de jogos brinquedos e brincadeiras na EI e como objetivos específicos, fazer levantamento de dados históricos sobre a temática, examinar a bibliografia disponível que contribuam sobre o tema e investigar as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento integral da criança. Como metodologia utilizaremos a Pesquisa Bibliográfica e Narrativa (KECH, 1997; SOUSA, OLIVEIRA, ALVES, 2021; SOUSA & CABRAL, 2015; SAHAGOFF, 2015) consistindo em uma sequência de procedimentos como escolha do tema, levantamento preliminar bibliográfico, definição de problema, aprofundamento do levantamento, seleção dos textos, localização das fontes levantadas, fichamento, análise e interpretação até a escrita desse trabalho, como também a produção de um relato de experiência dentro da perspectiva metodológica da pesquisa narrativa. Como referências bibliográficas centrais utilizamos intelectuais como Lev Vygotsky, Jean Piaget, Gisela Wajskop e Tizuko Kishimoto.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.