00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8598
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de histórias em quadrinhos (HQ's) no ensino de química
Título(s) alternativo(s): Use of stories in comics in the teaching of chemistry
Autor(es): Barros, Jéssica Santos
Primeiro Orientador: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Mônica Araújo da
metadata.dc.contributor.referee3: Leite, Raquel Ferreira da Silva
Resumo: Atualmente, as Tecnologias da Informática e Comunicação (TIC’s) vem ocupando um espaço considerável e no ensino não poderia ser diferente. A proposta utilizada foram as histórias em quadrinhos, que por muito tempo foi vista pela sociedade como antieducacional. Na prática, para a criação das histórias em quadrinhos foram escolhidos os conteúdos de Química, o roteiro e os personagens, com o auxílio da plataforma Pixton, como também os questionários do Google para avaliar a opinião dos estudantes. Em seguida, foi realizada a aplicação do estudo com alunos do primeiro e terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada no bairro do Benedito Bentes, para verificar a aceitação e a devida contribuição das HQs no processo educativo. Assim, este trabalho tem como intuito mostrar a relevância do uso das histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de Química, mais precisamente na temática “Transformações Químicas”, como recurso complementar. Contrariando a afirmativa acima sobre a ineficácia das HQs, pode-se constatar que o seu uso foi positivo e bem aceito pelos alunos.
Abstract: Currently, Computer and Communication Technologies (ICT's) have been occupying a delimiting space and teaching could not be different. The proposal used was like comic books, which for a long time was seen by society as anti-educational. In practice, the content of Chemistry, the script and the characters were chosen for the creation of the comic books, with the help of the Pixton platform, as well as Google's questionnaires to assess the students' opinions. Then, the application of the study was carried out with students in the first and third year of high school at a state school, located in the Benedito Bentes neighborhood, to verify the acceptance and contribution of the comic books in the educational process. Thus, this work aims to show an exhibition of the use of comic books (comics) in teaching Chemistry, more precisely in the theme "Chemical Transformations", as a complementary resource. Contrary to the statement above about the ineffectiveness of comics, it can be seen that their use was positive and well accepted by students.
Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC's)
História em quadrinhos (HQ's)
Ensino de Química
Transformações químicas
Comics
Pixton
Teaching of chemistry
Chemical transformations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Barros, Jéssica Santos. Uso de histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de química. 2022. 71 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8598
Data do documento: 4-out-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de historias em quadrinhos - HQs - no ensino de quimica.pdf4.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.