00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Mônica Araújo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947067470970256pt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Raquel Ferreira da Silva-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3157-9284pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9718172112306174pt_BR
dc.creatorBarros, Jéssica Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7962141856860889pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-02T20:15:56Z-
dc.date.available2022-03-02-
dc.date.available2022-03-02T20:15:56Z-
dc.date.issued2021-10-04-
dc.identifier.citationBarros, Jéssica Santos. Uso de histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de química. 2022. 71 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8598-
dc.description.abstractCurrently, Computer and Communication Technologies (ICT's) have been occupying a delimiting space and teaching could not be different. The proposal used was like comic books, which for a long time was seen by society as anti-educational. In practice, the content of Chemistry, the script and the characters were chosen for the creation of the comic books, with the help of the Pixton platform, as well as Google's questionnaires to assess the students' opinions. Then, the application of the study was carried out with students in the first and third year of high school at a state school, located in the Benedito Bentes neighborhood, to verify the acceptance and contribution of the comic books in the educational process. Thus, this work aims to show an exhibition of the use of comic books (comics) in teaching Chemistry, more precisely in the theme "Chemical Transformations", as a complementary resource. Contrary to the statement above about the ineffectiveness of comics, it can be seen that their use was positive and well accepted by students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicação (TIC's)pt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhos (HQ's)pt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectTransformações químicaspt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectPixtonpt_BR
dc.subjectTeaching of chemistrypt_BR
dc.subjectChemical transformationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleUso de histórias em quadrinhos (HQ's) no ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeUse of stories in comics in the teaching of chemistrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAtualmente, as Tecnologias da Informática e Comunicação (TIC’s) vem ocupando um espaço considerável e no ensino não poderia ser diferente. A proposta utilizada foram as histórias em quadrinhos, que por muito tempo foi vista pela sociedade como antieducacional. Na prática, para a criação das histórias em quadrinhos foram escolhidos os conteúdos de Química, o roteiro e os personagens, com o auxílio da plataforma Pixton, como também os questionários do Google para avaliar a opinião dos estudantes. Em seguida, foi realizada a aplicação do estudo com alunos do primeiro e terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada no bairro do Benedito Bentes, para verificar a aceitação e a devida contribuição das HQs no processo educativo. Assim, este trabalho tem como intuito mostrar a relevância do uso das histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de Química, mais precisamente na temática “Transformações Químicas”, como recurso complementar. Contrariando a afirmativa acima sobre a ineficácia das HQs, pode-se constatar que o seu uso foi positivo e bem aceito pelos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de historias em quadrinhos - HQs - no ensino de quimica.pdf4.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.