Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8598
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Monique Gabriella Angelo da | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-9262-6507 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6683701278112547 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paula, Francine Santos de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-5482-4684 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4433476345682386 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Mônica Araújo da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1947067470970256 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Leite, Raquel Ferreira da Silva | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-3157-9284 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9718172112306174 | pt_BR |
dc.creator | Barros, Jéssica Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7962141856860889 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-02T20:15:56Z | - |
dc.date.available | 2022-03-02 | - |
dc.date.available | 2022-03-02T20:15:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
dc.identifier.citation | Barros, Jéssica Santos. Uso de histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de química. 2022. 71 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8598 | - |
dc.description.abstract | Currently, Computer and Communication Technologies (ICT's) have been occupying a delimiting space and teaching could not be different. The proposal used was like comic books, which for a long time was seen by society as anti-educational. In practice, the content of Chemistry, the script and the characters were chosen for the creation of the comic books, with the help of the Pixton platform, as well as Google's questionnaires to assess the students' opinions. Then, the application of the study was carried out with students in the first and third year of high school at a state school, located in the Benedito Bentes neighborhood, to verify the acceptance and contribution of the comic books in the educational process. Thus, this work aims to show an exhibition of the use of comic books (comics) in teaching Chemistry, more precisely in the theme "Chemical Transformations", as a complementary resource. Contrary to the statement above about the ineffectiveness of comics, it can be seen that their use was positive and well accepted by students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC's) | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos (HQ's) | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Transformações químicas | pt_BR |
dc.subject | Comics | pt_BR |
dc.subject | Pixton | pt_BR |
dc.subject | Teaching of chemistry | pt_BR |
dc.subject | Chemical transformations | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | Uso de histórias em quadrinhos (HQ's) no ensino de química | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of stories in comics in the teaching of chemistry | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente, as Tecnologias da Informática e Comunicação (TIC’s) vem ocupando um espaço considerável e no ensino não poderia ser diferente. A proposta utilizada foram as histórias em quadrinhos, que por muito tempo foi vista pela sociedade como antieducacional. Na prática, para a criação das histórias em quadrinhos foram escolhidos os conteúdos de Química, o roteiro e os personagens, com o auxílio da plataforma Pixton, como também os questionários do Google para avaliar a opinião dos estudantes. Em seguida, foi realizada a aplicação do estudo com alunos do primeiro e terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada no bairro do Benedito Bentes, para verificar a aceitação e a devida contribuição das HQs no processo educativo. Assim, este trabalho tem como intuito mostrar a relevância do uso das histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de Química, mais precisamente na temática “Transformações Químicas”, como recurso complementar. Contrariando a afirmativa acima sobre a ineficácia das HQs, pode-se constatar que o seu uso foi positivo e bem aceito pelos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso de historias em quadrinhos - HQs - no ensino de quimica.pdf | 4.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.