00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8539
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Parâmetros de Alfabetização Científica em Química Ambiental nas coleções do livro “Química Ser Protagonista” nos PNLD (2012, 2015 e 2018)
Título(s) alternativo(s): Scientific Literacy Parameters in Environmental Chemistry in the collections of the PNLD book “Química Ser Protagonista” (2012, 2015 and 2018)
Autor(es): Soares, Carla Juliana Silva
Primeiro Orientador: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Ícaro Mota
Resumo: A Alfabetização Científica, cada vez mais, tem sido discutida e notável que existe um crescente desenvolvimento do assunto em todos os âmbitos possíveis, um dos principais, a escola e tudo aquilo que a compõe, como por exemplo, os livros didáticos. O presente trabalho, foi realizado a partir da análise da coleção “Química Ser Protagonista” (QSP), aprovada e distribuía pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos triênios de 2012 a 2014, 2015 a 2017 e 2018 a 2020. Esse estudo, visa analisar e categorizar as questões na referente coleção como “problema”, “questões globais”, “projetos” e “questões de vestibulares e ENEM”. O material foi analisado à luz dos Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Pizarro (2014) e do instrumento de análise em “Eixos Temáticos em Química Ambiental” propostos e validados por Soares, Silva e Gonçalves (2021). Não foram consideradas para efeito do corpus dessa investigação as “questões resolvidas” dos livros. Ao analisar às três coleções dos três triênios, buscou-se avaliar se houve o desenvolvimento dos potenciais indicadores de alfabetização científica propostos, ao longo dos nove anos dos nove livros da coleção supracitada. Além dos indicadores, buscou-se avaliar o objeto de estudo frente aos eixos temáticos de Química Ambiental, propostos de modo a identificar o potencial didático desse material para o ensino de Química no ensino médio.
Abstract: Scientific Literacy, more and more, has been discussed and it is notable that there is a growing development of the subject in all possible areas, one of the main ones, the school and everything that composes it, such as textbooks. The present work was carried out from the analysis of the collection “Química Ser Protagonista” (QSP), approved and distributed by the National Textbook Program (PNLD) in the trienniums from 2012 to 2014, 2015 to 2017 and 2018 to 2020. This study, aims to analyze and categorize the issues in the related collection as “problem”, “global issues”, “projects” and “questions of entrance exams and ENEM”. The material was analyzed in the light of the Scientific Literacy Indicators proposed by Pizarro (2014) and the analysis instrument in “Thematic Axes in Environmental Chemistry” proposed and validated by Soares, Silva and Gonçalves (2021). The “resolved issues” in the books were not considered for the purpose of the corpus of this investigation. By analyzing the three collections of the three trienniums, we sought to assess whether the proposed potential indicators of scientific literacy had developed over the nine years of the nine books in the aforementioned collection. In addition to the indicators, we sought to evaluate the object of study against the thematic axes of Environmental Chemistry, proposed in order to identify the didactic potential of this material for teaching Chemistry in high school.
Palavras-chave: Alfabetização científica
Livro didático
Química ambiental
Scientific literacy
Textbook
Environmental chemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Soares, Carla Juliana Silva. Parâmetros de Alfabetização Científica em Química Ambiental nas coleções do livro “Química Ser Protagonista” nos PNLD (2012, 2015 e 2018). 2022. 52 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8539
Data do documento: 30-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.