Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8474
Tipo: | Dissertação |
Título: | Trilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Literary reading trails: proposals for tale and chronicle reading strategies in elementary scholl |
Autor(es): | Buarque, Hosana Maria Lins |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Lígia dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santana, Jusciney Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Fernando Augusto de Lima |
Resumo: | Esta pesquisa se originou de uma inquietação pedagógica: como inserir o letramento literário como estratégia de leitura e assim garantir sua presença no currículo escolar. Nos termos de Street (2014), o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita decorre das relações sociais na qual educandas e educandos estão inseridas/os. Com o objetivo de estudar e apresentar uma resposta a esta problematização, este estudo envolveu a discussão e a produção de um caderno pedagógico intitulado “Trilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamental”, para adoção em turmas de 6º ao 9a anos do ensino fundamental, por professoras e professores de língua portuguesa, destacando os efeitos estéticos do texto literário para a construção de um olhar sobre a realidade de forma crítica e transformadora. Como abordagem metodológica, foi adotada a pesquisa-ação, embasada nas teorias de Tripp (2005) e Guedhin (2011), as quais fundamentaram as etapas anteriores e posteriores ao desenvolvimento desta pesquisa, considerando a minha prática cotidiana como professora de escola pública de Ensino Fundamental que demanda um processo de reflexão-ação constante. A partir do estudo das concepções teóricas norteadoras, destaco os conceitos de leitura, escrita, alfabetização e letramentos, adotados por Magda Soares (2009, 2011), Roxane Rojo (2009, 2012), Regina Zilberman (2003; 2009), Brian Street (2014), Paulo Freire (2019), Brian Street (2014), Rildo Cosson (2018); a literatura como aspecto humano e humanizador, por Antonio Candido (2004), Ana Souza (2010); as estratégias de leitura, por Isabel Solé (1998), Renata Souza e Cyntia Girotto (2010), Ana Menin (2010). |
Abstract: | This research originated from a pedagogical concern: how to insert literary literacy as a reading strategy and thus guarantee its presence in the school curriculum. According to Street (2014), the teaching-learning process of reading and writing stems from the social relations in which students are inserted. In order to study and present an answer to this problematization, this study involved the discussion and production of a pedagogical notebook entitled "Literary reading trails: proposals for tale and chronicle reading strategies in elementary school", for adoption in classes from 6th to 9th grades of elementary school, by Portuguese language teachers, highlighting the aesthetic effects of the literary text for the construction of a critical and transformative look at reality. As a methodological approach, action research was adopted, based on the theories of Tripp (2005) and Guedhin (2011), which supported the steps before and after the development of this research, considering my daily practice as a teacher in a public elementary school, that demands a process of constant reflection-action. From the study of the guiding theoretical conceptions, I highlight the concepts of reading, writing, alphabetization and literacy, adopted by Magda Soares (2009, 2011), Roxane Rojo (2009, 2012), Regina Zilberman (2003; 2009), Brian Street ( 2014), Paulo Freire (2019), Brian Street (2014), Rildo Cosson (2018); literature as a human and humanizing aspect, by Antonio Candido (2004), Ana Souza (2010); reading strategies, by Isabel Solé (1998), Renata Souza and Cyntia Girotto (2010), Ana Menin (2010). |
Palavras-chave: | Contos Crônica Estratégias de Práticas de leitura Letramento literário Tales Chronicle Reading Practice Strategies Literary literacy |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras |
Citação: | BUARQUE, Hosana Maria Lins. Trilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamental. 2022. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8474 |
Data do documento: | 7-mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamental | 2.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.