00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lígia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465685437690786pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Jusciney Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9596120894827646pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fernando Augusto de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2537203877318701pt_BR
dc.creatorBuarque, Hosana Maria Lins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0211009514419913pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-10T23:49:18Z-
dc.date.available2022-01-19-
dc.date.available2022-02-10T23:49:18Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationBUARQUE, Hosana Maria Lins. Trilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamental. 2022. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8474-
dc.description.abstractThis research originated from a pedagogical concern: how to insert literary literacy as a reading strategy and thus guarantee its presence in the school curriculum. According to Street (2014), the teaching-learning process of reading and writing stems from the social relations in which students are inserted. In order to study and present an answer to this problematization, this study involved the discussion and production of a pedagogical notebook entitled "Literary reading trails: proposals for tale and chronicle reading strategies in elementary school", for adoption in classes from 6th to 9th grades of elementary school, by Portuguese language teachers, highlighting the aesthetic effects of the literary text for the construction of a critical and transformative look at reality. As a methodological approach, action research was adopted, based on the theories of Tripp (2005) and Guedhin (2011), which supported the steps before and after the development of this research, considering my daily practice as a teacher in a public elementary school, that demands a process of constant reflection-action. From the study of the guiding theoretical conceptions, I highlight the concepts of reading, writing, alphabetization and literacy, adopted by Magda Soares (2009, 2011), Roxane Rojo (2009, 2012), Regina Zilberman (2003; 2009), Brian Street ( 2014), Paulo Freire (2019), Brian Street (2014), Rildo Cosson (2018); literature as a human and humanizing aspect, by Antonio Candido (2004), Ana Souza (2010); reading strategies, by Isabel Solé (1998), Renata Souza and Cyntia Girotto (2010), Ana Menin (2010).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectEstratégias de Práticas de leiturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectTalespt_BR
dc.subjectChroniclept_BR
dc.subjectReading Practice Strategiespt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleTrilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeLiterary reading trails: proposals for tale and chronicle reading strategies in elementary schollpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se originou de uma inquietação pedagógica: como inserir o letramento literário como estratégia de leitura e assim garantir sua presença no currículo escolar. Nos termos de Street (2014), o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita decorre das relações sociais na qual educandas e educandos estão inseridas/os. Com o objetivo de estudar e apresentar uma resposta a esta problematização, este estudo envolveu a discussão e a produção de um caderno pedagógico intitulado “Trilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamental”, para adoção em turmas de 6º ao 9a anos do ensino fundamental, por professoras e professores de língua portuguesa, destacando os efeitos estéticos do texto literário para a construção de um olhar sobre a realidade de forma crítica e transformadora. Como abordagem metodológica, foi adotada a pesquisa-ação, embasada nas teorias de Tripp (2005) e Guedhin (2011), as quais fundamentaram as etapas anteriores e posteriores ao desenvolvimento desta pesquisa, considerando a minha prática cotidiana como professora de escola pública de Ensino Fundamental que demanda um processo de reflexão-ação constante. A partir do estudo das concepções teóricas norteadoras, destaco os conceitos de leitura, escrita, alfabetização e letramentos, adotados por Magda Soares (2009, 2011), Roxane Rojo (2009, 2012), Regina Zilberman (2003; 2009), Brian Street (2014), Paulo Freire (2019), Brian Street (2014), Rildo Cosson (2018); a literatura como aspecto humano e humanizador, por Antonio Candido (2004), Ana Souza (2010); as estratégias de leitura, por Isabel Solé (1998), Renata Souza e Cyntia Girotto (2010), Ana Menin (2010).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamental2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.