00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8402
Tipo: Tese
Título: A política educacional de Maceió em tempos de gerencialismo : sujeitos, discursos e sentidos
Título(s) alternativo(s): Maceió’s educational policy in times of management: subjects, discourses and meanings
Autor(es): Silva, Adelson Gomes da
Primeiro Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Francione Charapa
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Veleida Anahi da
Resumo: Nesta pesquisa, tivemos como objetivo investigar os sentidos dos discursos produzidos pelos diferentes sujeitos da área de educação acerca da política educacional e da Implementação de Padrões Básicos de Aprendizagem de Maceió – AL (2010-2019)”, cuja materialização está contida nos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED). A nossa preocupação configurou-se por meio do desvelamento dos efeitos de sentido sobre a gestão escolar e no trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas públicas municipais. Para alcançar o objetivo desta investigação, tomamos como referencial teórico-metodológico a Análise do Discurso (AD) de origem francesa fundada por Michel Pêcheux que concebe o discurso como articulação entre língua, história e ideologia, entendendo o discurso como a relação entre sujeitos na produção de sentidos. A base para o estudo da AD alicerçou-se nas produções teóricas de autores como: Brandão, H. (2012), Cavalcante (2007), Florêncio (2009, 2010), Orlandi (2007, 2012, 2013) e Pêcheux (1997, 2009), Apple (2008); Ball (2001, 2011); Laval (2004); Libâneo (2011); Santomé (2003, 2011); Silva T. (1997), Freire (1995, 1996, 2005, 2006); Azevedo (2017); Diógenes (2014); Frigotto (2003); Gehring (2011); Harvey (2014); e Heidemann(2009). Por meio da AD foi possível constatar: 1. a implementação da política de padrões básicos de aprendizagem na educação de Maceió faz parte de um projeto conservador para a educação conduzido pelos organismos multilaterais, por meio da implantação do gerencialismo como modelo de gestão pública, com a finalidade de adaptar a educação ao serviço dos interesses do mercado; 2. o caráter conservador desse projeto educacional fica subsumido no discurso da educação de qualidade materializado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustável, e reproduzido, nos documentos oficiais da SEMED, ressignificados nos sentidos da eficiência, eficácia, efetividade, cooperação, compromisso, responsabilidade e da meritocracia produzindo como efeitos a instrumentalização do trabalho pedagógico e a transformação das escolas em “empresas”, onde o ensino é tratado como produto que precisa ser submetido a padrões de qualidade; 3- nesse projeto, a comunidade escolar é tratada com cliente e os professores como empregados que precisam cumprir metas de produção podendo ser premiados ou punidos em função do cumprimento ou não de tais metas. Por fim, essa política de padronização da aprendizagem subsume a função social da escola preocupada com a formação dos sujeitos críticos-reflexivos capazes de construir uma sociedade democrática, cidadã e com justiça social e recrudesce a precarização do trabalho docente e a ofensiva da iniciativa privada na educação pública e gratuita. A pesquisa concluiu que, em Maceió, a política de implementação dos padrões de aprendizagem caracteriza-se pelo deslocamento do sentido de gestão democrática para o gerencialismo escolar, resultando na racionalidade empresarial na educação e no aprofundamento da instrumentalização do trabalho pedagógico, na rede municipal de ensino, o que resulta em grandes prejuízos para a população de Maceió.
Abstract: The aim of this study was to investigate the speech meaning effects produced by different subjects by formal educational area about educational policy named “Implementation of Basic Standards of Learning of Maceió (2010-2019)” whose materiality is in the official documents from the Municipal Department of Education (SEMED). The proposal has been configured when disclosing meaning effects on school management and pedagogical work at municipal schools. To achieve this research objective, we are committed to the Discourse Analysis (D.A.) of French origin as well as a theoretical and methodological referential. The theory was founded by Michel Pêcheux who thought the whole discourse, such as an articulation with language, history and ideology, was understood as well as the relationship between subjects in the production of meanings. The basis for this study is based on theoretical productions of classical authors of D.A like Pêcheux e Orlandi, articulated with theoreticals from the education area as well as Apple, Libâneo, Saviani and Freire. Based on the analyses it was possible to find that (i) the “Implementation of Basic Standards of Learning of Maceió (2010-2019)” is part of a conservative project for education. The proposal is led by multilateral organisations through the implementation of managerialism as a model of public management with the aim of adapting education to serve market interests; (ii) the conservative character of this educational project is subsumed in the discourse of the concept of quality education materialized in the Sustainable Development Goals and reproduced in SEMED’s official documents. The results indicate that the meanings are re-signified in the terminologies efficiency, efficacy, effectiveness, cooperation, commitment,responsibility and meritocracy. The metaphorical game produces effects on instrumentalisation of pedagogical work as it turns school into “companies” where teaching is treated as a product that needs to be submitted to quality standards; (iii) in this project, the school community is treated as customers and teachers as employees who need to meet production targets and can be rewarded or punished depending on whether or not such targets are meet. Finally, the research identified that this policy of standardization of learning subsumes the social function of the school that educates critical-reflexive subjects capable of developing a democratic society, citizen and with social justice and increases the precariousness of teaching work with the offensive of private initiative in public and gratuitous education.
Palavras-chave: Política Educacional.
Mercantilização da Educação Pública
Gerencialismo
Análise do Discurso
Padrões Básicos de Aprendizagem
Education Policy
Mercantilization of Public Education
Discourse Analysis
Basic Learning Standards
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Adelson Gomes da. A política educacional de Maceió em tempos de gerencialismo : sujeitos, discursos e sentidos. 2022. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8402
Data do documento: 12-nov-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A política educacional de Maceió em tempos de gerencialismo - sujeitos, discursos e sentidos.pdf1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.