Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8395
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Professora de inglês em formação inicial no projeto casas de cultura no campus: reflexões sobre avaliação, letramentos e cidadania |
Título(s) alternativo(s): | English teacher in initial training at the casas de cultura project on campus: reflections on assessment, literacy and citizenship |
Autor(es): | Fontes, Elize Nariel Ramos |
Primeiro Orientador: | Ifa, Sérgio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Tibana, Adriana Lopes Lisboa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Benyelton Miguel dos |
Resumo: | Este estudo objetivou refletir sobre a formação inicial da professora durante dois semestres letivos com foco em produção escrita e avaliação processual com alunos de nível básico 2, em 2018.1, e nível pré-intermediário em 2018.2 do Projeto de extensão Casas de Cultura no Campus, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A metodologia escolhida foi a autoetnografia que se configura, como um processo em que o pesquisador tem a tarefa de se enxergar e se investigar. Neste trabalho, discuto a fundamentação teórica: a perspectiva do Letramento Crítico, o conceito de avaliação como processo e o de justiça social. Os instrumentos de dados utilizados foram: comentários de grupo do WhatsApp, mapas mentais, textos escritos pelos alunos. Os resultados revelam que a avaliação processual serviu para promoção do processo ensino-aprendizagem da língua inglesa de forma colaborativa e interativa. As aulas temáticas promoveram o desenvolvimento crítico de todos, em especial o meu como professora-pesquisadora. Os dados revelam a importância da avaliação processual, entendida como não punitiva, mas promotora de aprendizagem e de construção de cidadania. |
Abstract: | This study aimed to reflect on the initial Teacher Education of a teacher during two academic semesters focusing on written production and procedural assessment with students of basic level 2, in 2018.1, and pre-intermediate level in 2018.2 of the Casas de Cultura no Campus Project at Federal University of Alagoas (UFAL). The selected research methodology was authoetnography that is configured, as a process in which the researcher has the task of seeing and investigating herself. In this study, I discuss the theoretical underpinnings: the critical literacy perspective, the concept f assessment understood as a process and that of social justice. The data instruments used were: WhatsApp group comments, mind maps and written texts by students. The results reveal that the procedural assessment served to promote the teaching- learning process of the English language in a collaborative and interactive way. Thematic classes promoted the critical development of participants, especially mine as teacher-researcher. The data reveal the importance of procedural assessment, understood as not punitive, but promoting learning and building citizenship. |
Palavras-chave: | Língua inglesa -Estudo e ensino Ensino aprendizagem Letramento - Crítica English language -Study and teaching Teaching and learning Literacy - Criticism |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) |
Citação: | FONTES, Elize Nariel Ramos. Professora de inglês em formação inicial no Projeto Casas de Cultura no Campus: reflexões sobre avaliação, letramentos e cidadania. 2022. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8395 |
Data do documento: | 1-abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Professora de inglês em formação inicial no projeto casas de cultura no campus: reflexões sobre avaliação, letramentos e cidadania | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.