00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Professora de inglês em formação inicial no projeto casas de cultura no campus: reflexões sobre avaliação, letramentos e cidadania
Título(s) alternativo(s): English teacher in initial training at the casas de cultura project on campus: reflections on assessment, literacy and citizenship
Autor(es): Fontes, Elize Nariel Ramos
Primeiro Orientador: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Tibana, Adriana Lopes Lisboa
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Benyelton Miguel dos
Resumo: Este estudo objetivou refletir sobre a formação inicial da professora durante dois semestres letivos com foco em produção escrita e avaliação processual com alunos de nível básico 2, em 2018.1, e nível pré-intermediário em 2018.2 do Projeto de extensão Casas de Cultura no Campus, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A metodologia escolhida foi a autoetnografia que se configura, como um processo em que o pesquisador tem a tarefa de se enxergar e se investigar. Neste trabalho, discuto a fundamentação teórica: a perspectiva do Letramento Crítico, o conceito de avaliação como processo e o de justiça social. Os instrumentos de dados utilizados foram: comentários de grupo do WhatsApp, mapas mentais, textos escritos pelos alunos. Os resultados revelam que a avaliação processual serviu para promoção do processo ensino-aprendizagem da língua inglesa de forma colaborativa e interativa. As aulas temáticas promoveram o desenvolvimento crítico de todos, em especial o meu como professora-pesquisadora. Os dados revelam a importância da avaliação processual, entendida como não punitiva, mas promotora de aprendizagem e de construção de cidadania.
Abstract: This study aimed to reflect on the initial Teacher Education of a teacher during two academic semesters focusing on written production and procedural assessment with students of basic level 2, in 2018.1, and pre-intermediate level in 2018.2 of the Casas de Cultura no Campus Project at Federal University of Alagoas (UFAL). The selected research methodology was authoetnography that is configured, as a process in which the researcher has the task of seeing and investigating herself. In this study, I discuss the theoretical underpinnings: the critical literacy perspective, the concept f assessment understood as a process and that of social justice. The data instruments used were: WhatsApp group comments, mind maps and written texts by students. The results reveal that the procedural assessment served to promote the teaching- learning process of the English language in a collaborative and interactive way. Thematic classes promoted the critical development of participants, especially mine as teacher-researcher. The data reveal the importance of procedural assessment, understood as not punitive, but promoting learning and building citizenship.
Palavras-chave: Língua inglesa -Estudo e ensino
Ensino aprendizagem
Letramento - Crítica
English language -Study and teaching
Teaching and learning
Literacy - Criticism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês)
Citação: FONTES, Elize Nariel Ramos. Professora de inglês em formação inicial no Projeto Casas de Cultura no Campus: reflexões sobre avaliação, letramentos e cidadania. 2022. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8395
Data do documento: 1-abr-2021
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