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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8395
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Ifa, Sérgio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | ttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tibana, Adriana Lopes Lisboa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4676498209317114 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Benyelton Miguel dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8449158927994863 | pt_BR |
dc.creator | Fontes, Elize Nariel Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T17:09:03Z | - |
dc.date.available | 2022-01-11 | - |
dc.date.available | 2022-02-01T17:09:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-01 | - |
dc.identifier.citation | FONTES, Elize Nariel Ramos. Professora de inglês em formação inicial no Projeto Casas de Cultura no Campus: reflexões sobre avaliação, letramentos e cidadania. 2022. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8395 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to reflect on the initial Teacher Education of a teacher during two academic semesters focusing on written production and procedural assessment with students of basic level 2, in 2018.1, and pre-intermediate level in 2018.2 of the Casas de Cultura no Campus Project at Federal University of Alagoas (UFAL). The selected research methodology was authoetnography that is configured, as a process in which the researcher has the task of seeing and investigating herself. In this study, I discuss the theoretical underpinnings: the critical literacy perspective, the concept f assessment understood as a process and that of social justice. The data instruments used were: WhatsApp group comments, mind maps and written texts by students. The results reveal that the procedural assessment served to promote the teaching- learning process of the English language in a collaborative and interactive way. Thematic classes promoted the critical development of participants, especially mine as teacher-researcher. The data reveal the importance of procedural assessment, understood as not punitive, but promoting learning and building citizenship. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Inglês) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa -Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Letramento - Crítica | pt_BR |
dc.subject | English language -Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Literacy - Criticism | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Professora de inglês em formação inicial no projeto casas de cultura no campus: reflexões sobre avaliação, letramentos e cidadania | pt_BR |
dc.title.alternative | English teacher in initial training at the casas de cultura project on campus: reflections on assessment, literacy and citizenship | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou refletir sobre a formação inicial da professora durante dois semestres letivos com foco em produção escrita e avaliação processual com alunos de nível básico 2, em 2018.1, e nível pré-intermediário em 2018.2 do Projeto de extensão Casas de Cultura no Campus, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A metodologia escolhida foi a autoetnografia que se configura, como um processo em que o pesquisador tem a tarefa de se enxergar e se investigar. Neste trabalho, discuto a fundamentação teórica: a perspectiva do Letramento Crítico, o conceito de avaliação como processo e o de justiça social. Os instrumentos de dados utilizados foram: comentários de grupo do WhatsApp, mapas mentais, textos escritos pelos alunos. Os resultados revelam que a avaliação processual serviu para promoção do processo ensino-aprendizagem da língua inglesa de forma colaborativa e interativa. As aulas temáticas promoveram o desenvolvimento crítico de todos, em especial o meu como professora-pesquisadora. Os dados revelam a importância da avaliação processual, entendida como não punitiva, mas promotora de aprendizagem e de construção de cidadania. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Professora de inglês em formação inicial no projeto casas de cultura no campus: reflexões sobre avaliação, letramentos e cidadania | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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