00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ifa, Sérgio-
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.contributor.referee1Tibana, Adriana Lopes Lisboa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4676498209317114pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Benyelton Miguel dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8449158927994863pt_BR
dc.creatorFontes, Elize Nariel Ramos-
dc.date.accessioned2022-02-01T17:09:03Z-
dc.date.available2022-01-11-
dc.date.available2022-02-01T17:09:03Z-
dc.date.issued2021-04-01-
dc.identifier.citationFONTES, Elize Nariel Ramos. Professora de inglês em formação inicial no Projeto Casas de Cultura no Campus: reflexões sobre avaliação, letramentos e cidadania. 2022. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8395-
dc.description.abstractThis study aimed to reflect on the initial Teacher Education of a teacher during two academic semesters focusing on written production and procedural assessment with students of basic level 2, in 2018.1, and pre-intermediate level in 2018.2 of the Casas de Cultura no Campus Project at Federal University of Alagoas (UFAL). The selected research methodology was authoetnography that is configured, as a process in which the researcher has the task of seeing and investigating herself. In this study, I discuss the theoretical underpinnings: the critical literacy perspective, the concept f assessment understood as a process and that of social justice. The data instruments used were: WhatsApp group comments, mind maps and written texts by students. The results reveal that the procedural assessment served to promote the teaching- learning process of the English language in a collaborative and interactive way. Thematic classes promoted the critical development of participants, especially mine as teacher-researcher. The data reveal the importance of procedural assessment, understood as not punitive, but promoting learning and building citizenship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa -Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectLetramento - Críticapt_BR
dc.subjectEnglish language -Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectLiteracy - Criticismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleProfessora de inglês em formação inicial no projeto casas de cultura no campus: reflexões sobre avaliação, letramentos e cidadaniapt_BR
dc.title.alternativeEnglish teacher in initial training at the casas de cultura project on campus: reflections on assessment, literacy and citizenshippt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou refletir sobre a formação inicial da professora durante dois semestres letivos com foco em produção escrita e avaliação processual com alunos de nível básico 2, em 2018.1, e nível pré-intermediário em 2018.2 do Projeto de extensão Casas de Cultura no Campus, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A metodologia escolhida foi a autoetnografia que se configura, como um processo em que o pesquisador tem a tarefa de se enxergar e se investigar. Neste trabalho, discuto a fundamentação teórica: a perspectiva do Letramento Crítico, o conceito de avaliação como processo e o de justiça social. Os instrumentos de dados utilizados foram: comentários de grupo do WhatsApp, mapas mentais, textos escritos pelos alunos. Os resultados revelam que a avaliação processual serviu para promoção do processo ensino-aprendizagem da língua inglesa de forma colaborativa e interativa. As aulas temáticas promoveram o desenvolvimento crítico de todos, em especial o meu como professora-pesquisadora. Os dados revelam a importância da avaliação processual, entendida como não punitiva, mas promotora de aprendizagem e de construção de cidadania.pt_BR
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