Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8358
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação financeira: análise da percepção dos acadêmicos em uma universidade pública brasileira do Sertão alagoano |
Autor(es): | Carvalho, Ewerson Limeira |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Esdras dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Omena Neto, Alcides José de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fernandes, Timóteo Pereira |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar se a educação financeira obtida junto aos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas de uma Universidade Pública localizada no estado de Alagoas, influencia na percepção e, consequentemente, no melhoramento das decisões financeiras dos discentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva associada a uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa por meio de um levantamento do tipo survey. Os resultados evidenciaram que ainda existe a necessidade de conhecer mais sobre finanças e educação financeira na autopercepção por parte dos discentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Econômicas. Conclui-se que os resultados do estudo indicaram que conhecimentos adquiridos pelos discentes nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, contribuem para uma melhor percepção na tomada de decisões financeiras. |
Abstract: | This paper aims to analyze whether the financial education obtained from undergraduate courses in Accounting and Economic Sciences at a Public University located in the state of Alagoas, influences the perception and, consequently, the improvement of students' financial decisions. For this, a descriptive research was carried out associated with an exploratory research with a qualitative approach through a survey type survey. The results showed that there is still a need to learn more about finance and financial education in self-perception on the part of undergraduate courses in accounting and training. It is concluded that the results of the study indicate that knowledge acquired by students in undergraduate courses in Accounting and Economic Sciences, contributes to a better perception in making financial decisions. |
Palavras-chave: | Educação fincanceira Finanças pessoais Finanças comportamentais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Contábeis |
Citação: | CARVALHO, Ewerson Limeira. Educação financeira análise da percepção dos acadêmicos em uma universidade pública brasileira do sertão alagoano. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Unidade Educacional Santana do Ipanema, Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8358 |
Data do documento: | 31-mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação financeira análise da percepção dos acadêmicos em uma universidade pública brasileira do sertão alagoano.pdf | 402.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.